01/11/2017
Livro "QUÍMICA – Matéria, energia e transformações"
|
|
A Editora do Brasil está lançando o livro QUÍMICA – Matéria, energia e transformações, dos autores Bianchi, Albrecht e Daltamir, destinado ao Ensino Médio. Com a palavra, os autores:
Livros didáticos são escolhidos por professores e coordenadores para serem lidos por alunos e alunas das escolas em que lecionamos; portanto, deverão ser consultados por adolescentes que cursam as séries do Ensino Médio, sem que tenham escolhido esse tipo de leitura, mas talvez já saibam que Química não faz parte de seus objetivos profissionais ou simplesmente não gostam de química, porque ouviram falar que "química é chata e/ou difícil".
Para nós autores a questão a ser superada consistiu em mostrar aos colegas professores e jovens leitores que é possível tentar entender alguns princípios que esta ciência se propõe a tratar, ainda que não completamente independente das escolhas profissionais ou da preferência de cada estudante. O caminho escolhido foi propor qualquer fato corriqueiro, ou histórico, ou de uma aplicação de interesse dos jovens, ou curiosidade, para dar início ao tema e depois oferecer o tratamento na construção do conceito. O início, como sempre, requer muita conversa entre professores e estudantes, pois são abordados os primeiros conceitos incorporados pelos químicos – os conceitos de matéria, energia e, principalmente, substâncias e suas propriedades – e a maneira de obtermos este tipo de matéria (substância), se é que conseguimos. Esses conceitos podem ser encontrados em sites na internet, o que é interessante, pois, à medida que os estudantes leem estas fontes, percebem os discursos no corpo textual do nosso livro de maneira a lhes dar autonomia, isto é, confiança nos argumentos que sustentam os conceitos, que muitas vezes flutuam ou conflitam ente si, dependendo das fontes pesquisadas.
Sobre o conceito de substância, concentramos nossos interesses visando entender as transformações ou como substâncias ao reagirem com outras substâncias dão origem a novas substâncias que não se encontravam no estado inicial da referida transformação. Para explicar a estrutura das substâncias envolvidas nas transformações apresentadas no livro, foi necessário trabalhar os conceitos de modelos atômicos e modelos de ligações químicas. Desse modo, acreditamos que, com os conceitos nucleadores iniciais, possamos ter oferecido um caminho para que estudantes deem continuidade aos seus interesses e para que nossos colegas professores acreditem nos respectivos projetos educacionais em suas escolas.
Fonte: Os autores
|