16/11/2017
15 mil cientistas advertem sobre destino terrÃvel da humanidade
A "Advertência dos Cientistas à Humanidade: Segundo Aviso", assinada por 15.372 cientistas de 184 paÃses e publicada nesta segunda-feira, 13 de novembro, na revista BioScience é um verdadeiro sinal de alarme para a humanidade
O desmatamento, a perda de acesso à água doce, a extinção de espécies e o crescimento da população humana são as principais causas da situação preocupante em que a humanidade se encontra.
Nos últimos 25 anos foi registrada uma redução de 26% de água doce disponÃvel por pessoa, um aumento de 75% das zonas mortas nos oceanos e uma perda de 120 milhões de hectares de áreas florestais. "Essas são tendências alarmantes. Precisamos dos meios proporcionados pela natureza para a nossa própria sobrevivência", disse ele.
Ao mesmo tempo, foi revelada uma tendência positiva na recuperação da camada de ozono, graças ao protocolo de Montreal, assinado nas Nações Unidas em 1987.
O artigo recentemente divulgado atualiza a primeira Advertência dos Cientistas à Humanidade, publicada em 1992, há 25 anos. "Fizemos a atualização porque querÃamos que o público soubesse onde nos encontramos hoje", afirmou Ripple.
Leia na Ãntegra: Sputnik Brasil
Leia também:
Deutsche Welle Brasil – Mais de 15 mil cientistas fazem alerta sobre o meio ambiente
Fonte: Jornal da Ciência
|