07/12/2017
Professor Érico Flores é eleito Vice-Presidente da Divisão de QuÃmica AnalÃtica da IUPAC
| |
O Prof. Érico M. M. Flores, do Departamento de QuÃmica (DQ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atual Diretor Técnico-CientÃfico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), foi recentemente eleito Vice-Presidente da Divisão de QuÃmica AnalÃtica (Division V) da IUPAC para o biênio 2018-2019.
O Prof. Érico, único representante brasileiro na área de QuÃmica AnalÃtica da IUPAC, é membro da Sociedade Brasileira de QuÃmica e com grande envolvimento nas atividades da sociedade, tendo ocupado os cargos de Tesoureiro, Vice-Diretor e Diretor da Divisão de QuÃmica AnalÃtica da SBQ. É também Fellow da Royal Society of Chemistry/UK e membro do comitê editorial de importantes periódicos internacionais como Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, FI 4,21) e Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC, FI 3,46). "Pelo que me foi informado, é a primeira vez que um pesquisador sul-americano é eleito para tal cargo, o que entendo ser uma distinção para nosso paÃs e em especial para minha universidade e para o Rio Grande do Sul", destaca Érico.
O Prof. Érico é orientador do Programa de Pós-Graduação em QuÃmica (PPGQ) da UFSM e seu grupo tem atuado em pesquisa e desenvolvimento tecnológico envolvendo o emprego de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas com aplicação em diversos processos de laboratório e também industriais. O grupo tem atuado também na área de controle de qualidade de produtos farmacêuticos, nanomateriais e na extração e determinação de elementos terras raras que são áreas estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Sobre a IUPAC
A IUPAC é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, SuÃça, em 1919, e possui como membros, todas as sociedades de QuÃmica além de diversas instituições cientÃficas e tecnológicas. A IUPAC foi criada com o objetivo inicial de elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos quÃmicos, porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento cientÃfico e tecnológico, bem como pesquisa e inovação de interesse industrial. Nas conferências da IUPAC, reunidas cada dois anos, as diferentes divisões e comissões apresentam os seus relatórios, que são discutidos e publicados, após aprovação. Deste modo, a IUPAC é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam as suas ideias e experiências, com o fim de conseguir acordos que favoreçam o progresso da quÃmica em todo o mundo.
Entre suas atividades, desde 1960 a IUPAC publica regularmente um dos mais importantes periódicos cientÃficos na área de quÃmica, o Pure and Applied Chemistry Journal (fator de impacto 2.626), que abrange todas as áreas da quÃmica, assim como de outras ciências correlatas.
Veja também:
ACTIONS TAKEN AT IUPAC COUNCIL AND BUREAU, SÃO PAULO, BRAZIL 2017
Professor Érico Flores é eleito vice-presidente da Divisão de QuÃmica AnalÃtica da IUPAC
Fonte: Fábio Andrei Duarte (UFSM)
|