14/12/2017
Pesquisadores da UFMG recebem Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2017
|
Conferido pela Associação Brasileira da Indústria QuÃmica – Abiquim, o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e inovação na área de QuÃmica no PaÃs reconhecendo projetos de empresas e pesquisadores, que demonstrem inventividade e criatividade. Os professores Ângelo de Fátima, do Departamento de QuÃmica e Luzia Valentina Modolo, do Departamento de Botânica, ambos da UFMG foram agraciados com o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2017 na categoria Pesquisador.
O projeto premiado intitulado "Desenvolvimento de Fertilizantes à Base de Ureia com Eficiência Aumentada" congrega esforços da Rede de Estudos para o Desenvolvimento de Novos Inibidores de Urease – REDNIU, idealizada pelos pesquisadores em 2010, sendo composta por doze Instituições de Ciência e Tecnologia (UFMG, UFV, UFU, UFSJ, UFJF e EMBRAPA Milho, Sorgo, UFAL, UFG, UEL, EMBRAPA Solos, EMBRAPA Rondônia, UFRR e Instituto Agronômico de Campinas).
Os pesquisadores da REDNIU já avaliaram mais de 350 substâncias orgânicas como potenciais inibidores de urease, o que resultou, até então, no depósito de três (3) pedidos de patentes junto ao INPI. A avaliação do potencial dos compostos produzidos pela REDNIU como inibidores de urease tem como objetivo a busca por substâncias eficientes que possam ser utilizadas por indústrias misturadoras, pertencentes ao último elo da cadeia produtiva de fertilizantes à base de ureia. Estas empresas são responsáveis por fornecerem aos agricultores o fertilizante final com aditivos que possam promover o aumento da disponibilidade de nitrogênio para as plantas e a minimização de impactos ambientais ocasionados por práticas de adubação do solo. Para mais informações sobre a REDNIU visite o site www.redniu.org
Fonte: CTIT-UFMG
|