.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1299

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/12/2017



Mensagem de Fim de Ano


Caros e caras colegas, sócios e sócias da SBQ,

Enfim, 2017 está chegando ao fim. Foi um ano intenso, que desafiou a todos e todas que acreditam em um futuro melhor para o país e para a humanidade em geral. No Brasil, o ano de 2017 fica marcado, dentre muitas ocorrências, como o ano onde ficou externado o profundo abandono à educação, à ciência e à tecnologia, que são princípios básicos e fundamentais para o desenvolvimento de um país de forma segura, sustentável, hegemônica e soberana. Esses temas, que fazem parte da alma da Sociedade Brasileira de Química, e sobre os quais toda a sua atividade está suportada, foram tratados com desdém pelos poderes ora constituídos deste país, em detrimento do esforço colossal de convencimento e conscientização por parte de diferentes associações e órgãos como a SBPC, ABC e a SBQ, culminando num dos piores orçamentos da história recente para essas áreas, além de claros projetos de tentativa de desmoralização de instituições que são verdadeiros patrimônios do Brasil, como as Universidades Públicas.

Ao cenário por vezes desolador, entretanto, tivemos contrapontos de extrema grandeza, que demonstraram nossa força, e a importância de nos mantermos unidos: 2017 foi o ano de comemoração dos 40 anos da SBQ, que foram celebrados em inúmeras atividades durante todo o ano, com o ápice na realização do World Chemistry Congress da IUPAC, juntamente com nossa 40ª. Reunião Anual da SBQ, em julho, em São Paulo. O Congresso da IUPAC foi um evento ímpar, grandioso, exuberante, que demonstrou a força da Química Brasileira, e a força da SBQ. Os ecos e os reflexos desse evento se farão sentir por muitos e muitos anos. Aqueles que participaram sabem do que estamos falando. Aqueles que não participaram certamente imaginam, de tanto que certamente ouviram falar a respeito. E a todos, podemos afirmar sem nenhuma dúvida, que com a realização desse evento a SBQ colocou a Química Brasileira no seu patamar mais elevado no cenário internacional.

É com esse espírito de grandiosidade, e de consciência da sua importância e do que é capaz, que a SBQ precisa ser lembrada em 2017. E é com o mesmo espírito que nos dirigimos a todos os sócios e sócias para desejarmos um Feliz Natal, e um próspero ano de 2018. Agora é hora de descansar, recarregar as baterias, renovar as forças, fazer boas resoluções, e boas (e novas) escolhas. Para isso a maioria de nós conta com o reforço extra da convivência com a família, amigos, e pessoas que são nossa base de afeto.

Nós da SBQ desejamos muita paz, muita saúde, muitos momentos de felicidade, de risos, de abraços, de alegria. Desejamos que todos vivam intensamente esses pequenos momentos, que são os que realmente valem a pena. E que voltemos todos repletos, para um 2018 que não será fácil, que exigirá ainda mais esforços, mas que não nos assusta, pois já demonstramos do que somos capazes. A luta é árdua, mas a esperança sempre fortalece as pessoas determinadas.

Feliz Natal, Feliz 2018 para todas e todos!


Aldo J.G. Zarbin
Presidente da SBQ

 

Rossimiriam P. Freitas
Secretária Geral da SBQ









Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299