11/01/2018
CNPq executa todo o orçamento previsto de 2017
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação - MCTIC conseguiu, junto ao Governo Federal, neste final de ano, a liberação de parcelas contingenciadas do orçamento de 2017. Nesta liberação, mais R$ 60 milhões, foram destinados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico - CNPq. Dessa forma foi possÃvel recompor - na totalidade - o orçamento de 2017. Esses recursos possibilitaram não só liquidar parte de valores pendentes em acordos passados, como antecipar pagamentos de bolsistas, conforme já anunciado.
O recurso permitiu o pagamento das Chamadas de Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (nº 22/2016), das OlimpÃadas CientÃficas (nº 15/2017), Feiras de Ciência e Mostras CientÃficas (nº 25/2017), Programa Editorial (nº 26/2017) e de Biodiversidade na Amazônia Legal (nº 23/2017).
Além disso, cerca de R$ 25 milhões foram destinados às Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - FAPs para quitar débitos que existiam com convênios da Edição de 2013 de projetos dos programas PRONEX (Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência), PRONEM (Programa de Apoio à Núcleos Emergentes) e PPP (Programa Primeiros Projetos).
Com esses recursos adicionais, o CNPq consegue executar praticamente 100% do orçamento aprovado antes do contingenciamento. O presidente do CNPq, Mario Neto Borges, considera uma conquista importante "No contexto de crise econômica e restrição orçamentária, conseguimos fechar o ano com excelente resultado graças à luta da comunidade cientÃfica ao longo do ano e um esforço admirável do Ministro Kassab na defesa da CT&I. Esperamos que 2018 seja ainda melhor. O governo, os parlamentares e a sociedade, como um todo, precisam entender o valor da CT&I para o desenvolvimento sustentável do PaÃs", afirmou.
Fonte:
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
|