08/03/2018
|
Clique na imagem para ampliá-la |
Mudando a história!
Para muitas(os) de nós, parece impossÃvel imaginar que, há menos de 60 anos, a mulher brasileira casada necessitava de autorização do marido para trabalhar, receber herança ou ter a guarda dos filhos em caso de separação. Porém, apenas com a sanção do Estatuto da Mulher Casada, em 1962, essa condição foi mudada. Embora possa causar indignação hoje, a incapacidade da mulher de tomar suas próprias decisões era aceita naturalmente por grande parte da sociedade da época.
Hoje, para muitos(as) de nós, é impossÃvel acreditar que ainda precisemos de uma data no calendário para celebrar o dia internacional da mulher e lutar por nossos direitos. Mas os impressionantes números sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher que nos chegam de todas as fontes mostram que sim, ainda precisamos!
Qualquer que seja o discurso, não é sem razão que o dia 08 de março é comemorado em paÃses mundo afora. Mais do que uma data para celebrar as (muitas) importantes conquistas do último século, trata-se de um dia especial em que os olhos da humanidade se voltam para um objetivo comum: preparar as próximas gerações de homens e mulheres para um futuro justo e naturalmente equilibrado, no qual todos possam ser igualmente respeitados e valorizados em suas especificidades. Para que, em 60 anos, as jovens mulheres não consigam sequer imaginar que em 2018 as mulheres ainda ganhavam menos, trabalhavam mais (em dupla jornada), decidiam menos e tinham pouquÃssima representatividade polÃtica.
Que as nossas queridas associadas tenham hoje um dia pleno de pequenas grandes vitórias, pois são nos imperceptÃveis avanços diários da nossa paixão por ciência e ensino que criamos a possibilidade de inspirar, de transformar, de mudar o destino das futuras gerações de meninas/mulheres, transformadoras por sua vez. Que todas vocês celebrem com entusiasmo as suas carreiras, as suas famÃlias, as suas paixões!
Um abraço especial a todas as ex- e atuais diretoras, conselheiras, secretárias, diretoras de divisão, vice-diretoras, secretárias regionais, vice-secretárias, tesoureiras e à única ex-presidente da SBQ, pelo trabalho adicional e exemplar de fortalecer a Sociedade Brasileira de QuÃmica e a ciência no nosso paÃs! Um abraço especial aos homens que andam ao lado dessas fantásticas mulheres!
Sigamos unidas(os)!
Rossimiriam Freitas
Secretária Geral da SBQ
|