26/04/2018
Serrapilheira lança programa de apoio à divulgação cientÃfica
|
|
| Projetos inovadores selecionados poderão ser apoiados com até R$ 100 mil. Submissões serão recebidas até 30 de maio
|
O Instituto Serrapilheira lançou a primeira chamada pública de seu programa de apoio à divulgação cientÃfica, o Camp Serrapilheira.
O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada para valorizar a ciência, aumentar sua visibilidade no paÃs e incentivar a formação cientÃfica de jovens brasileiros.
Segundo o instituto, a chamada visa "identificar iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência, que busquem incentivar a formação cientÃfica de jovens brasileiros e formar pessoas capazes de analisar evidências e compreender o método cientÃfico".
A chamada irá mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto.
"Também queremos identificar iniciativas que não se enquadrem no sentido clássico de divulgação cientÃfica, que dialoguem com outras áreas do conhecimento ou que abordem a maneira como a ciência funciona, como produz suas perguntas, dados, explicações e mecanismos de validação. Para tanto, o comitê de seleção que montamos é multidisciplinar, com cientistas, divulgadores, designers e curadores", disse Natasha Felizi, diretora de divulgação cientÃfica do instituto.
O Camp Serrapilheira se divide em duas fases: a primeira consiste em um evento para divulgadores de ciência (cientistas ou não), voltado a formas inovadoras de comunicar questões da ciência e estratégias criativas para divulgação cientÃfica.
A segunda fase será a seleção de projetos a serem apoiados, propostos por aqueles que participaram do evento. Os projetos selecionados na segunda fase poderão ser apoiados com até R$ 100 mil.
Para participar, os candidatos devem fazer parte de uma iniciativa já existente e propor uma sessão para compor a programação do evento, que ocorrerá de 5 a 8 de setembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Serão quatro dias de atividades com workshops, apresentações, mesas-redondas e sessões de trabalho prático. Algumas abertas ao público, outras reservadas aos participantes selecionados por meio da chamada pública.
O prazo final para submissão de propostas é 30 de maio de 2018, às 15h.
Mais informações: www.serrapilheira.org.
Fonte: Agência FAPESP
|