10/05/2018
SBQ e SBF selam parceria inédita
|
Na última semana, os presidentes da Sociedade Brasileira de Química, Professor Aldo Zarbin (UFPR), e da Sociedade Brasileira de Física, Professor Marcos Pimenta (UFMG), assinaram um documento que estabelece uma parceria inédita entre as duas Associações. Pelo acordo, os associados em dia com a SBQ poderão participar das Reuniões Anuais e Encontros Científicos promovidos pela SBF, usufruindo dos mesmos valores de taxas de inscrição praticados para associados efetivos da mesma. Os associados em dia com a SBF também tem o mesmo direito em todos os eventos científicos promovidos pela SBQ.
Segundo Zarbin, o acordo pode ser considerado um marco na história da SBQ, pois é a primeira vez que uma parceria desse tipo é realizada com uma sociedade científica do país. "Temos acordos com as grandes Sociedades Científicas do mundo, como a ACS e a RSC, cujo acordo será renovado durante a 41ª. RASBQ em Foz do Iguaçu, mas nunca havíamos nos aproximado de Sociedades Científicas Brasileiras. A parceria trará muitas vantagens a vários sócios da SBQ, que trabalham em áreas de interface com a física, como físico-química, química teórica, química de materiais, cristalografia, dentre outras. Certamente a recíproca também é verdadeira para vários sócios da SBF. Espero que esse seja o primeiro passo, e que possamos no futuro estabelecer parcerias semelhantes com outras sociedades científicas com interesses em comum", afirma Zarbin. O Professor Pimenta reforça que "nas últimas décadas, a fronteira entre a Física e a Química tem se tornado cada vez mais tênue. Áreas como nanotecnologia, novos materiais, novas fontes de energia, entre outras, requerem o trabalho e a colaboração entre químicos e físicos. O acordo agora firmado entre a SBQ e a SBF permitirá uma maior integração entre pesquisadores trabalhando nestas áreas da ciência e criará um ambiente propício para a formação de redes de colaborações, sobretudo envolvendo jovens cientistas".
A SBQ e a SBF são sociedades científicas co-irmãs e tem, juntas, cerca de sete mil associados ativos, desempenhando assim um papel importante no cenário político, econômico e científico do país. A parceria estabelecida reforça a atuação de duas das mais ativas sociedades científicas brasileiras, no sentido de promover e zelar pelo prestígio da ciência no país e no exterior. O acordo assinado, que tem duração de 5 anos, poderá ser renovado na ocasião do encerramento do mesmo.
Rossimiriam Freitas
Secretária Geral SBQ
|