17/05/2018
41ª RA: Hamilton Varela
traz a dinâmica complexa em eletrocatálise
Professor do IQSC-USP apresenta resultados de seu trabalho e perspectivas e aplicações práticas das oscilações eletroquÃmicas
A busca por energias limpas envolve diversos aspectos cientÃficos. Um deles é a interconversão entre energias quÃmica e elétrica, processo em que a eletro-oxidação de moléculas orgânicas pequenas (ácido fórmico, metanol, etileno glicol, etanol, glicerol, entre outras) é de fundamental importância, e que encontra aplicações em células a combustÃvel e na produção limpa de hidrogênio. Esse é o tema da conferência Dinâmica Complexa em Eletrocatálise, que será proferida pelo professor Hamilton Varela (IQSC-USP) na 41ª Reunião Anual da SBQ, semana que vem, em Foz do Iguaçu.
|
Professor Hamilton Varela (IQSC-USP): "Comportamento complexo em sistemas fÃsico-quÃmicos tem sido observado em várias reações e atraÃdo interesse de grupos de pesquisa pelo mundo. No nosso Grupo, as reações oscilatórias ocorrem na interface sólido/lÃquido eletrificada."
|
Engenheiro quÃmico pela UFRN, com mestrado em FÃsico-QuÃmica pela USP (2000), Varela fez seu doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft, com tese defendida na Freie Universität Berlin - Alemanha (2003). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de FÃsica Experimental (E19) da Technische Universität München - Alemanha. Ele tem mais de 100 artigos publicados em revistas cientÃficas com árbitro, quatro capÃtulos de livro e mais de 200 contribuições em eventos cientÃficos.
O professor Varela integra o Grupo de EletroquÃmica do Instituto de QuÃmica de São Carlos, da USP, criado em 1973. São seis docentes e 60 pesquisadores dedicados a pesquisas fundamentais e aplicadas em diferentes áreas da eletroquÃmica, mas com foco especÃfico em eletrocatálise. "Um diferencial do trabalho que desenvolvo em meu grupo é o estudo das reações de eletro-oxidação em regime oscilatório", explica. "Nessas condições, comportamentos espetaculares incluindo auto-organização no tempo são observados. Comportamento complexo em sistemas fÃsico-quÃmicos tem sido observado em várias reações e atraÃdo interesse de grupos de pesquisa pelo mundo. O exemplo mais celebrado nessa direção é sem dúvida a reação de Belousov-Zhabotinsky. No nosso Grupo, as reações oscilatórias ocorrem na interface sólido/lÃquido eletrificada."
Em sua conferência o professor Varela apresentará resultados obtidos pelo seu Grupo e discutirá algumas perspectivas e aplicações práticas das oscilações eletroquÃmicas. "O estudo de reações eletrocatalÃticas em regime oscilatório tem aberto excelentes perspectivas no estudo de mecanismo de reação e obtenção de parâmetros relevantes como constantes de velocidade", declarou ao Boletim SBQ.
O professor Varela tem colaborações efetivas com grupos na França, Alemanha, China e EUA. Ele também participou da fundação do Ertl Center no Gwangju Institute of Science and Technology, Gwangju, Coreia, onde foi professor adjunto por dois anos. O instituto foi fundado em homenagem a Gerhard Ertl, Nobel de QuÃmica de 2007, com quem Varela trabalhou durante seu doutorado. "O professor Ertl é um homem muito generoso, que me ensinou bastante, em vários aspectos da vida. A lição mais importante, acredito, foi a busca pela verdade e o rigor cientÃfico, acima de qualquer outra coisa", afirma.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|