14/06/2018
Chamada contemplará projetos que estimulem tecnologias para biocombustÃveis
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) junto a Comissão Europeia, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou edital de propostas para fomentar o desenvolvimento de tecnologias capazes de produzir biocombustÃveis feitos com biomassa de celulose e lignina em larga escala. A chamada pública está no âmbito do Horizon 2020, programa da União Europeia para pesquisa e inovação que prevê investimentos de 80 bilhões de euros ao longo de sete anos. As inscrições serão recebidas até 8 de setembro de 2016.
O edital está aberto para pesquisadores de todo o mundo. No caso das propostas submetidas no Brasil, é necessário que um dos pesquisadores principais seja de São Paulo e os outros dois sejam de estados diferentes, apoiados pelas respectivas fundações de amparo à pesquisa participantes da chamada. Também é obrigatória a adesão de pelo menos uma empresa no projeto, comprometida a financiar 50% dos custos de pesquisa do lado brasileiro.
Serão duas chamadas simultâneas, uma na Europa e outra no Brasil. Somente serão financiados projetos aprovados por ambos os lados. Eles devem ter a mesma data de inÃcio e a mesma duração, de até cinco anos. A Comissão Europeia investirá entre 3 milhões de euros e 5 milhões de euros e haverá uma contrapartida equivalente em esforço de pesquisa no lado brasileiro.
Os projetos devem contemplar pelo menos um dos três desafios propostos pelo edital: "Gaseificação de bagaço para produção de gás de sÃntese e combustÃveis lÃquidos avançados, incluindo biocombustÃveis para a aviação"; "Pesquisa aplicada à logÃstica de produção de biomassa e pesquisa aplicada para a diversificação de matéria-prima para biocombustÃveis avançados"; e "Desenvolvimento de novas tecnologias de fermentação e de separação para biocombustÃveis lÃquidos avançados e pesquisa aplicada para aumentar a eficiência energética de processos de biocombustÃveis avançados".
Para mais informações, acesse o edital completo neste link.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Fapesp
|