26/07/2018
QuÃmica em pauta na 70ª SBPC
SBQ participa em diversas atividades nas celebrações de 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Está sendo realizada esta semana uma grande festa da ciência brasileira. É a 70ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Alagoas, com a presença de cientistas de diversas áreas do saber. A SBQ – que nasceu dentro da SBPC em 1977 – está presente, com o presidente Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), os ex-presidentes Vanderlan Bolzani (Unesp), Etelvino Bechara (IQ-USP) e com a professora MarÃlia Goulart (Ufal), ex-vice presidente.
|
A QuÃmica está em pauta na 70ª Reunião Anual da SBPC, que se realiza em Maceió, esta semana. Entre diversas outras atividades, os professores Etelvino Bechara (IQ-USP) e MarÃlia Goulart (UFAL) ministraram minicurso para sala cheia.
|
"A SBPC completa 70 anos, e é uma honra para toda a sociedade alagoana estar participando ativamente desta comemoração. Desde a candidatura da UFAL, proposta pelo Prof. Fábio Guedes, presidente da FAPEAL, e com o amplo apoio do governo de Alagoas, a preparação desta reunião anual da SBPC envolveu não só a UFAL, mas, todas as instituições de ensino superior de Alagoas, tanto públicas como privadas. Foi um momento de união para um bem maior: a valorização da ciência, tecnologia, inovação e educação em todos os nÃveis", declarou a professora MarÃlia.
Segundo ela, os frutos já são muitos e estão evidentes nos sorrisos e interesse dos jovens e crianças que participam das atividades cientÃficas e lúdicas proporcionadas, e nos jovens e adultos, responsáveis por elas. "Há muita dedicação, e a cultura alagoana também está em festa. A programação é estimulante e diversificada. O contato com os grandes cientistas brasileiros é muito enriquecedor e a herança desta semana de julho de 2018, sem exagero, marcará muitas gerações."
A SBQ participou de um simpósio sobre publicações cientÃficas, em que o caso do Journal of the Brazilian Chemical Society (o JBCS) foi apresentado. A publicação (que tem nota A2 da CAPES), tem crescido substancialmente em termos de publicações vindas dos programas de pós-graduação em quÃmica no Brasil. "Hoje o JBCS é a principal publicação para nossas pós-graduações", afirma o presidente da SBQ, Norberto Peporine Lopes.
Outra atividade da quÃmica na SBPC foi o minicurso "Estresse oxidativo e carbonÃlico – Impactos no dia-a-dia", ministrado pela professora MarÃlia Goulart e pelo professor Etelvino Bechara. O curso atraiu aproximadamente 50 alunos de graduação e pós. "Não se tratou somente de um curso, mas de uma atividade muito mais ampla, com discussões e relatos de experiências, de relacionamentos cientÃficos e de posturas frente à Ciência. Foram 8 horas muito bem vividas", relata a professora MarÃlia.
QuÃmicos da SBQ também participaram de simpósios, debates e conferências sobre quÃmica verde, mulheres na ciência, ensino de ciência e mestrado profissional.
A professora Vanderlan Bolzani destaca a longa relação entre a SBPC e a SBQ, que desde sua criação, em 1977, participou de todas as SBPCs. "A SBQ realizou sua reunião anual dentro da SBPC por aproximadamente três décadas. Temos uma ligação muito forte, e estamos muito felizes de participar dessa celebração dos 70 anos da SBPC", declara.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|