16/08/2018
42ª RA: Joinville ganhou pelo custo-benefício ao associado
Com diárias hoteleiras a partir de 110 reais, município catarinense ainda ofereceu Balé Bolshoi e "Oktoberfest" para a Reunião Anual da SBQ
Joinville, terceira maior cidade da região Sul com quase 600 mil habitantes, foi escolhida para sediar a 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, de 27 a 30 de maio de 2019. "Escolhemos o melhor custo para o associado e para a SBQ", afirma o professor Fernando Carvalho (UFF), secretário-geral da SBQ, responsável pela organização do evento. "Entre as opções (Santos, Gramado, Águas de Lindóia e Campos do Jordão), várias tinham pontos positivos para o evento. Porém em Joinville encontramos em espaço sob medida, com a rede hoteleira mais em conta."
|
Joinville e a Baía de Babitonga, em foto de satélite
|
A cidade se localiza ao fundo da Baía de Babitonga, no litoral norte catarinense. Tem uma região de manguezal e alguns morros pela cidade – que é basicamente plana. Preserva uma série de sítios arqueológicos com sambaquis datados de aproximadamente 5 mil anos.
O evento será realizado no centro de convenções Expoville, que fica a aproximadamente dois quilômetros do centro, onde há muitos hotéis, restaurantes e todas as facilidades. Existem também alguns hotéis mais próximos do Expoville. "Outra vantagem é a logística, pois o aeroporto fica bem perto do centro de eventos e dos hotéis, e a cidade e facilmente acessada por ônibus", pontua Carvalho. Segundo ele, em Joinville, o preço do espaço do evento é maior que em Gramado (e menor do que em Santos), porém na negociação, a SBQ conseguiu a inclusão de serviços terceirizados (coffee break, refeições, etc) a um valor abaixo da média de mercado.
|
Professor Fernando Carvalho (UFF), secretário-geral da SBQ: "As autoridades municipais foram muito receptivas à realização de um evento científico do porte da RA, e estão comprometidos em envolver a rede pública para o nosso SBQ na Escola"
|
Carvalho e comitiva da SBQ foram recebidos pelo vice-prefeito: "Eles foram muito receptivos à realização de um evento científico do porte da RA, e estão comprometidos em envolver a rede pública para o nosso SBQ na Escola", conta.
O Convention & Visitors Bureau Joinville e Região também ofereceu à SBQ uma apresentação do Balé Bolshoi na abertura do evento – a cidade é a única fora da Rússia onde a mais tradicional escola de balé mantém uma filial, e, para a festa de quarta-feira, uma versão de Oktoberfest que comporte a comunidade de químicos que irão participar do evento.
Com a decisão sobre a sede tomada, as divisões científicas da SBQ já estão convidando pesquisadores para as conferências e as secretarias regionais já começam a organizar o apoio no transporte dos associados. "A regional do Espírito Santo saiu na frente e já garantiu um ônibus", declara o secretário-geral. "As outras já devem começar este trabalho imediatamente."
Os próximos passos da organização são a definição do tema do evento (que deve sair nas próximas semanas) e da comissão organizadora local.
Acompanhe neste Boletim todas as novidades da 42ª Reunião Anual da SBQ.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|