30/08/2018
RASBQ é motivação a
mais para a regional
de Santa Catarina
Preparação do evento de maio de 2019 facilitará divulgação da SBQ entre os quÃmicos da região
Em Santa Catarina, a secretaria regional da SBQ tem atualmente dois grandes vetores de atuação. O primeiro, comum a todas as regiões, é manter a Sociedade em evidência junto aos pesquisadores, professores e alunos, e prosseguir com o trabalho de defesa das condições para educação, pesquisa e ciência no Brasil. O segundo é particular: preparar a comunidade para receber a 42ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada em Joinville, de 27 a 30 de maio de 2019.
|
Professor Paulo Cesar de Jesus (FURB), secretário regional da SBQ-SC: "Estamos muito felizes com a escolha de Joinville para receber a RASBQ. O estado tem um polo industrial forte, muitas escolas de formação de profissionais na área, e a vinda de pesquisadores de fora vai ajudar a movimentar a nossa comunidade quÃmica."
|
"Estamos muito felizes com a escolha de Joinville para receber a RASBQ. O estado tem um polo industrial forte, muitas escolas de formação de profissionais na área, e a vinda de pesquisadores de fora vai ajudar a movimentar a nossa comunidade quÃmica", avalia o professor Paulo Cesar de Jesus (FURB), secretário-regional da SBQ-SC.
Santa Catarina tem um setor industrial muito forte nos segmentos têxtil, metal-mecânica, alimentos, papel e celulose, e tintas, setores que têm historicamente absorvido mão-de-obra qualificada da área de quÃmica e afins. "Não podemos nos esquecer da atuação na área de ensino e para isso a formação de recursos humanos é bastante procurada", afirma o Professor.
Ele estima em aproximadamente 500 alunos e 100 professores a comunidade quÃmica de Santa Catarina. "Temos três universidades com programas de pós-graduação em quÃmica – UFSC, FURB e UDESC – mais três instituições com cursos de licenciatura e bacharelado e ainda dois institutos federais", descreve o Professor. Quanto ao número de sócios, na última década a média foi de 80. "Atualmente temos em torno de 50 sócios com anuidade em dia em 2018. O objetivo da SBQ regional é aumentar esse número."
Em sua visão, os desafios são muitos quando observadas a falta de recursos oriundos de órgão de fomento para a pesquisa e bolsas de estudantes, e a falta de incentivo por parte do setor produtivo na busca de soluções de problemas junto às instituições de ensino superior.
Jesus é professor do Departamento de QuÃmica da Universidade Regional de Blumenau desde 1997, na área de quÃmica orgânica e desenvolve pesquisas na área de biocatálise aplicada na sÃntese orgânica, explorando o uso de biocatalisadores como enzimas e microrganismos na sÃntese enantiosseletiva de compostos orgânicos de interesse biológico e industrial, bem como degradação de corantes por métodos oxidativos e biocatálise.
Ele ressalta que, como secretário regional da SBQ-SC, adotará ações diversas a fim de divulgar e fortalecer a SBQ no Estado. "Vamos fazer uma divulgação ampla nas instituições de ensino superior com cursos de quÃmica e áreas afins sobre o que é a SBQ e qual seu papel na sociedade brasileira e internacional", declara. "Na medida do possÃvel, vamos também tentar apoiar a realização de eventos na área."
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|