04/10/2018
Comissão local já trabalha pelo sucesso da 42ª RASBQ
Professores de Joinville e Blumenau estão incumbidos de uma série de tarefas, como a SBQ na Escola e o contato com as empresas da região
Pelos próximos oito meses alguns professores de quÃmica de Joinville e Blumenau terão trabalho extra. Eles formam a comissão organizadora local para a 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de QuÃmica, a ser realizada em Joinville, entre 27 e 30 de maio de 2019. "Estamos todos entusiasmados e engajados", relata o presidente da comissão local, professor Rogério Aparecido Gariani (Udesc). "Sabemos do desafio e da responsabilidade que é ajudar a organizar localmente um evento do porte da nossa Reunião Anual. Nosso objetivo é movimentar a cidade em torno da quÃmica."
|
Os professores da Udesc que integram a comissão local: A partir da esquerda, Rogério Aparecido Gariani, Brenno Ralf Maciel Oliveira, Sérgio Henrique Pezzin, Márcia Margarete Meier, Samuel Rodrigues Mendes, Fernando Roberto Xavier
|
"A definição da comissão local foi feita a partir da manifestação voluntária desses professores em ajudar a organizar o evento em sua cidade, além de serem profissionais capacitados e de confiança da comissão organizadora", afirma o professor Fernando de Carvalho da Silva (UFF), secretário-geral da SBQ, e coordenador da 42ª RASBQ. "A realização da 42ª RASBQ em Joinville será marcada não só pelo encontro sempre agradável da comunidade quÃmica brasileira como também pelas atrações culturais que a cidade oferece."
Com quase 600 mil habitantes, Joinville é a terceira maior cidade da região Sul, atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba. A cidade é a única fora da Rússia a contar com uma escola do Balé Bolshoi – é também famosa por realizar um dos maiores festivais anuais de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville. A 42ª RASBQ contará com uma apresentação do Bolshoi na noite de abertura e a organização de uma estrutura da Oktoberfest (tradicional festa da cerveja) durante o evento.
"Acredito que os quÃmicos de fora irão adorar Joinville. Temos restaurantes excelentes, cervejaris, bons passeios, e a cidade facilita a locomoção por bicicletas. Mas lembro que é importante que as pessoas tragam seus guarda-chuvas", conta Gariani. Joinville tem cerca de 160 quilômetros de ciclovias, e planeja aumentar esse volume para 730 km em 2025. Os participantes da 42ª RASBQ poderão alugar bicicletas facilmente caso queiram, em lojas como a Street Bike Ville, na região central. Mas é bom que estejam preparados para os altos Ãndices pluviométricos da cidade, que tem média história de 110 mm de chuvas no mês de maio.
O Centro de Convenções Expoville fica a cerca de dois quilômetros do centro, onde estão a maioria dos hotéis e restaurantes. Mas há opções para hospedagem ainda mais perto do evento – na média as diárias em hotéis 3 estrelas estão próximas de 130 reais.
Entre as atribuições da comissão local estão a interface com a secretaria de educação para a realização do SBQ na Escola, a tradicional atividade dirigida para alunos do ensino fundamental e médio, coordenada pelo Professor Alfredo Luis Mateus (UFMG). "Já fizemos as primeiras reuniões com as autoridades municipais", declara Gariani. "Eles irão indicar as escolas que participarão e nós vamos atrás de conseguir ônibus para trazer as crianças."
Outra atribuição dos organizadores locais é estabelecer contato com empresas da região, com o intuito de obter o apoio dessas empresas ao evento. Compõem a comissão organizador local os seguintes professores: Rogério Aparecido Gariani, Brenno Ralf Maciel Oliveira, Sérgio Henrique Pezzin, Márcia Margarete Meier, Samuel Rodrigues Mendes, Fernando Roberto Xavier (todos da Udesc), e Paulo Cesar de Jesus (Furb).
Acompanhe neste Boletim Eletrônico as próximas novidades da 42ª Reunião Anual da SBQ
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|