11/10/2018
Prêmio "IHSS Malcolm Award"
|
|
|
|
A aluna de doutorado Daiane Requião Souza Cruz do Programa de Pós-Graduação em QuÃmica da Universidade Federal de Sergipe (aluna do Laboratório de Pesquisa sobre Matéria Orgânica Natural), foi a primeira brasileira a ganhar o maior prêmio da IHSS, Prêmio Malcolm, no 19o Congresso da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas que ocorreu de 17 a 21/09/2018, em Albena, Bulgária.
Daiane Cruz foi premiada dentre os alunos selecionados no Travel Support Award com o trabalho: Use of iron mining waste and natural organic matter (NOM) in the synthesis of magnetic hybrids for remediation of chromium and nitrophenol.
O objetivo do estudo foi sintetizar materiais hÃbridos magnéticos utilizando amostras contendo Ãons ferro, uma delas a lama do acidente ambiental ocorrido em Mariana (MG), como precursores inorgânicos, e água rica em matéria orgânica natural como solvente, em vez de reagentes orgânicos tradicionais, como precursor orgânico.
Os materiais foram avaliados na remoção do cromo total do efluente de indústria de curtimento de couro, bem como a capacidade de reutilização dos adsorventes. Remoção de 84 a 96% foi alcançada, em apenas 30 min, com reutilizações sucessivas em 6 ciclos consecutivos e as matrizes recicladas mostraram atividades catalÃticas na redução do nitrofenol, demonstrando a importância da produção de materiais a partir de recursos abundantes considerados resÃduos, e sua aplicação no tratamento de efluentes, gerando assim, produtos amigáveis ambientalmente, de interesse comercial, o s quais podem minimizar a exploração ambiental e a poluição.
Esta premiação ocorre a cada 2 anos, o congresso está na sua décima nona edição e nunca antes um aluno brasileiro tinha ganhado a maior honraria cientÃfica que é o Prêmio Malcolm.
Fonte: Luciane Pimenta Cruz Romão (UFS)
|