11/10/2018
No EspÃrito Santo, regional já garantiu transporte para a 42ª RASBQ
SBQ-ES faz trabalho ativo de comunicação com ambiente estudantil por meio de redes sociais e eventos
Com um universo estimado entre 500 e 700 estudantes de quÃmica, o EspÃrito Santo é a menor regional da SBQ na região Sudeste com 50 sócios ativos. Nem por isso é a menos articulada. A SBQ-ES foi uma das primeiras a garantir transporte para associados irem a Joinville no ano que vem para a 42ª RASBQ, e já tem uma série de ações planejadas para o biênio. "Nosso desafio é divulgar a SBQ no ES visto que muitos estudantes não a conhecem. Vamos fazer um trabalho forte junto a eles", declara a professora Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima (UFES), secretária regional da SBQ-ES. Segundo ela, a SBQ-ES irá patrocinar a locação de um ônibus para os estudantes participarem da 42ª RASBQ que será realizada em Joinville em 2019."
|
A professora Maria Tereza Weitzel com os professores Valdemar Lacerda Jr, tesoureiro da SBQ Nacional, e André Romero, tesoureiro da SBQ-ES: "Nosso desafio é divulgar a SBQ no ES visto que muitos estudantes não a conhecem. Vamos fazer um trabalho forte junto a eles."
|
Para comunicar-se com os estudantes da UFES, do IFES e instituições particulares do estado, a professora Maria Tereza tem utilizado a rede social Facebook, onde a antiga página do Encontro Capixaba de QuÃmica (Encaqui - evento oficial da SBQ-ES), agora foi transformada em página da SBQ-ES (https://www.facebook.com/SBQESencaqui/). "Temos cerca de 500 seguidores – é uma ferramenta que tem se mostrado muito útil", afirma.
Mas ela também pretende falar diretamente com os estudantes, e para isso planeja realizar minicursos/workshops em um determinado tema que venham a atrair os estudantes do Estado. O primeiro curso, "Especiação quÃmica e bioacessibilidade de metais", será na semana que vem, nos dias 18 e 19 de outubro, na UFES, com inscrição gratuita para sócios da SBQ e preços promocionais para estudantes. "Estamos com uma boa procura e será uma oportunidade para eu faça uma apresentação sobre a SBQ e sua importância na carreira do quÃmico", conta a professora.
Ela se associou à SBQ quando chegou a Vitória para assumir a função de professora na UFES. "Fui influenciada pelo professor Valdemar Lacerda Júnior (ex-secretário regional da SBQ-ES, hoje tesoureiro da SBQ Nacional), que já era um entusiasta da Sociedade." Com mestrado e doutorado em quÃmica analÃtica pela PUC-RJ, a professora Maria Tereza atua na área de determinação de elementos traço por espectrometria atômica – determinação com o desenvolvimento de métodos e suas aplicações na área ambiental, toxicológica e alimentos. É uma das coordenadoras do Grupo de Espectrometria Atômica, que conta atualmente com três mestrandos, seis doutorandos e sete alunos de Iniciação CientÃfica. "Recentemente publicamos um trabalho sobre mercúrio no Journal of the Brazilian Chemical Society e outro sobre o monitoramento de metais em solo, lÃquens e musgos da Antártica no Environmental Earth Sciences", conta a professora. "Gosto muito da pesquisa, mas tenho uma grande paixão pela sala de aula."
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|