29/11/2018
Trabalho sobre superfÃcies magnéticas e morfologia de pesquisadores brasileiros é destaque "hot paper" na revista Physical Chemistry Chemical Physics da RSC
O paper intitulado "A DFT investigation of the role of oxygen vacancies on the structural, electronic and magnetic properties of ATiO3 (A=Mn, Fe, Ni) multiferroic materials" de autoria do doutorando Renan Augusto Pontes Ribeiro, Prof. Sergio Ricardo de Lazaro ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com o Prof. Elson Longo do CDMF e Juan Andrés da UJI (Espanha), publicaram um estudo teórico abordando a indução de magnetismo sobre superfÃcie terminada em óxido de Titânio e uma metodologia muito avançada para construção de morfologias de óxidos semicondutores .
O trabalho é um avanço substancial na construção de modelos para estruturas cristalinas magnéticas e multiferróicas. O multiferroismo tem sido buscado como um dos materiais do futuro por causa da presença de controle independente de mais de uma propriedade do sólido. Além dessa escolha como "hot paper", a revista convidou o trabalho para a capa de um de seus volumes.
O Prof. Sergio R. de Lazaro, destaca que neste paper a ferramenta de simulação estrutural baseada na Teoria do Funcional de Densidade aplicada a cristais foi fundamental e a análise realizada foi avançada, conseguindo uma interpretação molecular e inovadora sobre a natureza magnética e morfológica dos titanatos estudados.
Fonte: Sérgio Ricardo de Lazaro (UEPG)
|