31/01/2019
42ª RA: Um novo fórum para fomentar o trabalho de pós-graduandos e pós-docs
Baseado em modelo da IUPAC, o fórum Jovens Pesquisadores SBQ pretende ampliar o potencial das oportunidades para os quÃmicos brasileiros por meio de maior networking
Um novo fórum da SBQ para fomentar a comunicação, o networking e o intercâmbio de jovens pesquisadores na comunidade cientÃfica Brasileira e internacional será lançado na 42ª Reunião Anual da SBQ. A Jovens Pesquisadores SBQ é uma iniciativa das pós-doutorandas Paula Bueno, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) e Marilia Valli, do Instituto de QuÃmica de Araraquara (IQ-UNESP), que depois de participarem da criação e tornarem-se membros do International Younger Chemists Network (IYCN) – um organismo semelhante no âmbito da IUPAC, encamparam a ideia na SBQ.
"Existem diversas oportunidades para jovens pesquisadores em diversos paÃses do mundo, muitas delas vinculadas ou promovidas por sociedades cientÃficas tais como a American Chemical Society (ACS) a European Chemical Society (EuChemS) ou a Gesellschaft Deutscher Chemiker (GDCh), que valorizam a participação do público jovem e em inÃcio de carreira em atividades cientÃficas, acadêmicas e profissionais. No entanto, a participação brasileira em tais iniciativas é Ãnfima, tonando nosso paÃs sub-representado nesta categoria. A ideia de estruturar uma comunidade de jovens pesquisadores no Brasil é para, justamente, fomentar nossa representatividade neste contexto", explica Paula.
|
As pesquisadoras Paula Bueno (FCFRP-USP) e Marilia Valli (IQ-UNESP) trouxeram para a SBQ a experiência de uma iniciativa da IUPAC para fomentar o trabalho de jovens pesquisadores brasileiros
|
"A SBQ já possui um braço focado em alunos, e a ideia agora é atuarmos junto aos jovens pesquisadores: doutorandos, pós-docs, e mesmo professores em inÃcio de carreira", conta o professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ. "A ideia é discutir não só quÃmica, mas o que esses jovens pesquisadores terão pela frente: como está o mercado, quais as perspectivas, como eles se colocam frente à s agências e concursos..."
"O objetivo da JP SBQ é organizar, promover e manter uma comunidade de Jovens Pesquisadores junto à SBQ favorecendo a comunicação, a colaboração, educação, networking, intercâmbio e desenvolvimento de carreira de forma inclusiva e efetiva na comunidade cientÃfica nacional e internacional", explica Paula Bueno.
Além de aumentar a adesão e participação de jovens pesquisadores brasileiros na SBQ, a JP SBQ pretende atuar no estÃmulo à participação de mestrandos, doutorandos, pós-docs e jovens professores em reuniões e encontros internacionais através da prospecção e financiamento de suas participações em tais eventos. "Também queremos trabalhar em prol de uma maior interação entre jovens cientistas de todo o mundo e principalmente da América do Sul, e na promoção de interação com associações nacionais e internacionais", complementa Marilia Valli.
Como parte das atividades da JP SBQ, na 42ª RASBQ (de 27 a 30 de maio, em Joinville), o workshop inaugural "Jovens Pesquisadores: futuros lÃderes nos setores acadêmico e empresarial" terá como um dos palestrantes convidados o quÃmico Guilherme Julião Zocolo, Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. Ele é graduado pela Universidade Federal de Viçosa (2003), possui mestrado em QuÃmica na área de Produtos Naturais (2006) e doutorado em QuÃmica AnalÃtica (2010) pelo Instituto de QuÃmica da UNESP. Desde 2014 é Pesquisador 1A da Embrapa Agroindústria Tropical.
Zocolo faz um trabalho de ponta na área de quÃmica, que envolve desde o melhoramento e valoração de culturas economicamente importantes no Brasil, até o aproveitamento de resÃduos agroindustriais e desenvolvimento de técnicas de tecnologias para uso no campo, dentre outras. "Convidamos o Zocolo por ser um jovem pesquisador que atua em pesquisa e desenvolvimento, em empresa pública. Pela sua trajetória e qualidade de seu trabalho, ele é um excelente exemplo de lÃder na área de quÃmica e empresarial, e sua pesquisa envolve aspectos de interesse imediato à sociedade, ao meio ambiente a à economia", explica Paula.
Para este workshop, também estão programadas apresentações orais do tipo 'flash presentations', de 8 a 10 minutos, feitas por estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos, que poderão se inscrever diretamente pelo email: contato.jpsbq@gmail.com.
Mais informações:
- The Future of Chemistry is Global. V. Koester, P. C. P. Bueno, S. Carenco, C. Dunne, L. Ferrins, E. Llabani, N. A. Offiong and I. V. Vorotyntsev, ChemViews 2017, Published Online: 2017-12-0512-05 – Link para o artigo
- http://iycnglobal.wixsite.com/iycn
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|