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28/03/2019



42ª RA: Conferência discute um modelo mais 'brasileiro' para o ensino de química


Anna Canavarro Benite questiona o modelo europeu de ensino de ciências no Brasil que tem uma grande população negra

O trabalho da professora Anna Canavarro Benite (UFG) vai muito além da química, e busca impactar as bases do ensino de ciências no Brasil. Na 42ª Reunião Anual da SBQ (de 27 a 30 de maio, em Joinville), Anna vai apresentar conferência sobre uma outra episteme possível para o ensino de química. "O problema é que nosso sistema educacional se baseia em um modelo hegemônico europeu, que não dialoga com quem somos, que não nos atende", explica a professora. "O Brasil é o segundo maior país de população negra, com 54% auto-declarados negros e pardos. Dificilmente quando você remete a um cientista estudado em nossas salas de aulas, ou mesmo em bibliografias, nós temos memória de uma cientista negra ou de um cientista negro. Isso acontece porque a ciência ensinada na sala de aula tem uma visão única, deformada, a do sujeito universal: o homem, branco, europeu, no laboratório, hegemônico."

Segundo a professora, sua proposta pretende contemplar uma discussão sobre a educação para as relações étnico raciais em aula de química, amparada pela lei 10.639/03, que completou 16 anos, alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), tornando obrigatório o estudo de histórias e de culturas africanas e afro-brasileira e "pouco tem sido discutida nas aulas de química".

Anna Canavarro Benite (UFG): "A ciência ensinada na sala de aula tem uma visão única, deformada, a do sujeito universal: o homem, branco, europeu, no laboratório, hegemônico."

Em sua visão, os alunos têm dificuldade em atribuir significado à ciência que lhes é ensinada, porque "lhes retiraram a humanidade". "Em uma aula de inorgânica, por exemplo, por eu posso usar o dendê dentro do contexto da diáspora – como o dendê chegou ao Brasil – para falar de sua química de complexos", conta. "Nós somos o 13º país em produção de artigos científicos, mas apenas o 79º no IDH. Isso mostra uma grande lacuna entre nossa capacidade de produzir ciência, e como isso volta para nossa qualidade de vida."

Anna Canavarro Benite nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Fez a licenciatura em química, o mestrado em inorgânica e o doutorado na UFRJ. Tem três filhos e trabalha na UFG desde 2006, onde coordena com o companheiro Claudio Machado Benite, o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão, com aproximadamente 60 alunos a partir da iniciação científica. Ele trabalha com ensino de química para deficientes e ela foca na questão racial. – Anna é diretora-executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) e milita na ONG "Grupo de Mulheres Negras Dandaras no Cerrado", que tem o objetivo de trabalhar com a formação política de mulheres negras.


Cinco artigos representativos

BENITE, ANNA Mª CANAVARRO; BASTOS, MORGANA ABRANCHES ; VARGAS, REGINA NOBRE ; FERNANDES, FERNANDA SILVA ; FAUSTINO, GUSTAVO AUGUSTO ASSIS . CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES DE RAÇA E GÊNERO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1-36, 2018.

SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. ; SANTOS, V. L. L. ; Benite, Anna Maria Canavarro . TEM DENDÊ, TEM AXÉ, TEM QUÍMICA: Sobre história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 19-26, 2017.

BENITE, A. M. C.; SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. . Ferro, Ferreiros e Forja: O Ensino de Química pela Lei Nº 10.639/03. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 21, p. 735, 2017.

CAMARGO, M. J. R.  ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . The African diaspora in resistance: the CIATA Collective in action in the teaching of chemistry. Revista del Cisen Tramas/Maepova, v. 7, p. 99-122, 2019.

SANTOS, V. L. L. ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - SANKOFA E O ENSINO DE QUÍMICA. Revista ABPN, v. 10, p. 125-152, 2018.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








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