18/04/2019
Primeira dissertação do Programa Nacional de Pós-Graduação em QuÃmica (PROFQUI) é defendida na UFV
No último sábado (13), o Programa de Pós-Graduação em QuÃmica em Rede Nacional (Profqui) teve a sua primeira dissertação defendida, que ocorreu na UFV, intitulada Desenvolvimento de titulador automático baseado na plataforma open source Arduino como ferramenta investigativa no ensino de QuÃmica. O trabalho foi desenvolvido pelo servidor técnico-administrativo em Educação Iterlandes Machado Junior, que trabalha no laboratório do Departamento de QuÃmica (DEQ), e teve a banca formada pelos professores Odilaine Inácio de Carvalho Damasceno (CAp-Coluni), Per Christian Braathen (Univiçosa) e César Reis (DEQ), presidida pelo professor Efraim Lázaro Reis (DEQ).
A linha de pesquisa do trabalho explorou, de modo crÃtico e reflexivo, a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação, atreladas à evolução tecnológica, nos processos de formação, ensino e aprendizagem. O estudo buscou pensar maneiras de produzir materiais multimÃdia de natureza didático-pedagógica que pudessem contribuir para o melhor desempenho das atividades de divulgação e ensino de QuÃmica. Para isso, foi utilizado o hardware de código aberto Arduino, por me io do qual se criou um software que pode ser utilizado para demonstração de reações quÃmicas ácido-base em salas de aula.
O Profqui é um programa de pós-graduação Stricto Sensu, na modalidade de Mestrado Profissional, e t em como objetivo proporcionar a formação continuada qualificada e atualizada em QuÃmica, considerando como tema de pesquisa o desenvolvimento de produtos e materiais didáticos que sejam relevantes para uso nas escolas.
Atualmente, o Profqui conta com 18 polos distribuÃdos pelo Brasil, com sede na UFRJ e cogestão da Sociedade Brasileira de QuÃmica. Na UFV, são oferecidas 20 vagas por ano e a abertura de um novo edital nacional está prevista para agosto.
Fonte: Efraim Lázaro Reis (UFV)
|