09/05/2019
42ª RA: Bolshoi fará apresentação de abertura
Com trechos de obras conhecidas, a única filial do tradicional corpo de balé russo mostra o talento de seus jovens bailarinos e bailarinas
A 42ª Reunião Anual da SBQ, que começa no próximo dia 27, em Joinville, terá uma atração inaugural inédita na história da Sociedade: uma apresentação da Escola do Teatro Bolshoi de Joinville – única filial do renomado corpo russo de balé. O espetáculo que será apresentado chama-se "Gala Bolshoi" e é uma espécie de pout-pourri composta por danças a caráter e trechos de renomados balés de repertório, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela Escola Bolshoi.
|
A Escola Bolshoi é uma entidade sem fins lucrativos. Conta hoje com alunos carentes de 22 estados e cinco países, que recebem 100% de bolsa de estudos. Atualmente 74% dos formados estão no mercado mundial da dança.
|
"Para a Escola Bolshoi nos apresentar em eventos nacionais, como a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, proporciona experiência aos nossos alunos e contribui para o cumprimento de nossa missão de formar artistas-cidadãos, além de fomentar o turismo de negócios na cidade, tornando a arte da dança e Joinville mais conhecidas", declara Pavel Kazarian, Diretor Geral da Escola.
"Estamos muitos felizes com a possibilidade de termos o Bolshoi na abertura da nossa Reunião Anual. Ciência e arte são formas complementares de o ser humano expressar a vida, e tenho certeza que a apresentação de um corpo de tanta tradição como é o Bolshoi encantará a todos", afirma o professor Fernando de Carvalho (UFF), secretário-geral da SBQ e coordenador da organização do evento.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e tem transformado vidas de crianças e jovens não somente de Joinville e região. "Nossos alunos, vindos de vários cantos do país e do exterior, em sua maioria provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem 100% de bolsa de estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência, e proporcionam um futuro mais digno", explica Albenize Ballen Bueno, coordenadora de comunicação da Escola. "Hoje temos alunos de 22 estados brasileiros e cinco países e 74% dos bailarinos que formamos atuam no mercado mundial da dança."
Em 2008 a Escola criou a sua Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A proposta da Companhia é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas vocações. Em 2019 a Cia. Jovem tem como professora ensaiadora Maria Antonieta Spadari e conta com 15 bailarinos.
A Escola Bolshoi recebe a visita de uma média de 500 turistas por mês. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, que recebe apoio do Governo e dos Amigos do Bolshoi, empresas e pessoas físicas comprometidas com a causa, que apoiam a instituição por meio de serviços prestados pro bono e aportes financeiros, com ou sem incentivos fiscais.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|