19/06/2019
Um cubo 'de bismuto' na avenida Paulista
Instalação do CFQ celebra o Dia do QuÃmico e divulga a quÃmica para o público leigo
Um cubo de 100 metros quadrados de base, inspirado no bismuto está instalado na Avenida Paulista, tradicional região paulistana, desde terça-feira, para celebrar o Dia do QuÃmico (18 de junho). O Espaço Q, uma realização do Conselho Federal de QuÃmica (CFQ) ficará aberto à visitação gratuita das 10h à s 22h, até o dia 30, e promoverá uma série de ações de divulgação cientÃfica. O Dia do QuÃmico é celebrado no Brasil em 18 de junho, data em que o presidente Juscelino Kubitschek assinou, em 1956, a chamada "Lei Mater dos QuÃmicos", que regulamentou o exercÃcio da profissão e estabeleceu a criação dos conselhos regionais e federal de quÃmica.
"Nós queremos chamar atenção para o público com informação e motivação; queremos que o público leigo entenda que a quÃmica faz parte da sua vida", afirma o professor José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do CFQ, ao Boletim Eletrônico SBQ. "A divulgação cientÃfica, da quÃmica com todo seu valor, é uma marca da minha gestão, e acredito que, para o bem da quÃmica no Brasil, é preciso buscar uma integração com todas as partes interessadas."
|
Professor José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do CFQ: "A divulgação cientÃfica, da quÃmica com todo seu valor, é uma marca da minha gestão, e acredito que, para o bem da quÃmica no Brasil, é preciso buscar uma integração com todas as partes interessadas."
|
O professor Ribamar é formado em quÃmica industrial pela UFPA e em licenciatura em quÃmica pela UFMA, onde também fez seu mestrado. O doutorado em quÃmica analÃtica foi realizado no IQSC-USP. Ele conta uma história sobre a perspicácia de seu professor do primeiro ano cientÃfico (hoje primeiro ano do Ensino Médio), que foi fundamental para sua trajetória na quÃmica: "Teve um dia que os colegas e eu tomamos algumas cachaças antes da aula, e o professor – ainda me lembro o seu nome: Zé Reis – percebeu o nosso estado e disse que havÃamos usado a quÃmica para o mal. Algum colega perguntou por que. O professor escreveu na lousa: C2H5OH, perguntou se sabÃamos o que era. Ante a negativa, disse que era a formula do álcool etÃlico, mas que como estávamos com muitas moléculas daquelas na cabeça, não irÃamos entender a aula... Então contei isso para a minha mãe, que era muito estudiosa, e providenciou um livro de QuÃmica Geral, o qual estudei muito, e que serviu de estÃmulo inicial para minha carreira."
Para o professor Ribamar, comemorar o Dia do QuÃmico significa celebrar o trabalho "daquele que garante a qualidade de todos produtos para a sociedade; que estuda transformação, a estrutura da matéria, e que tem o potencial de mudar e melhorara cada vez mais o mundo para nossos descendentes".
Na entrada do Espaço Q há um cristal real, e acima dele é projetado um holograma em maior escala, dando a impressão de que o cubo faz parte do próprio metal. Em seu interior, há estações temáticas que abordam os seguintes temas: Corpo humano e reações quÃmicas; QuÃmica verde; Indústrias ligadas à QuÃmica; Profissionais da QuÃmica; e Alimentos e Bebidas.
O visitante também pode interagir com uma grande Tabela Periódica que usa sÃmbolos e artigos do senso comum para apresentar os elementos de forma divertida. Ao pressionar uma das casas, é revelado o principal elemento quÃmico que faz parte daquela composição. VÃdeos com influenciadores digitais também estarão rodando no Espaço com mensagens relacionadas à QuÃmica. O espaço também terá apresentações do grupo Ciência em Show.
"Saudamos o Espaço Q, bem como outras iniciativas em prol da quÃmica que vem sendo desenvolvidas pelo Conselho Federal de QuÃmica, uma entidade fundamental para a valorização do trabalho de todos os quÃmicos do Brasil", afirma o professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ.
Visite o Espaço Q: Avenida Paulista, 1230, Bela Vista (na área externa do Shopping Cidade São Paulo)
Site do CFQ: http://cfq.org.br/
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|