11/07/2019
SBQ lança projeto para celebrar a tabela periódica e contribuir para a divulgação cientÃfica
Identidade QuÃmica será um aplicativo que ajudará leigos e estudantes a perceberem seus estilos de vida sob o olhar dos elementos
Para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica, a SBQ busca parceiros para um projeto ousado, com o potencial de impactar positivamente no ensino de quÃmica nas escolas, bem como no conhecimento cientÃfico do público leigo. "A plataforma 'Identidade QuÃmica' vai conectar o estilo de vida das pessoas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio QuÃmica, e ser uma ferramenta de incentivo a mudanças para atitudes individuais mais sustentáveis", conta o Professor Guilherme Marson (IQ-USP), idealizador do projeto.
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Professor Guilherme Marson (USP): "Nosso objetivo é que as pessoas conheçam seu estilo de vida do ponto de vista da quÃmica e reflitam sobre isso. Por exemplo, o que muda na minha 'identidade quÃmica' se eu me transporto de carro, ônibus ou bicicleta? O que muda se eu reutilizo e depois reciclo, e assim por diante"
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Identidade QuÃmica é um aplicativo que rodará em um portal e dispositivos móveis, e permitirá ao usuário visualizar uma versão anagráfica da "tabela periódica" do seu estilo de vida a partir de uma série de perguntas sobre hábitos básicos que tem de responder quando preenche o seu perfil. "Nosso objetivo é que as pessoas conheçam seu estilo de vida do ponto de vista da quÃmica e reflitam sobre isso. Por exemplo, o que muda na minha 'identidade quÃmica' se eu me transporto de carro, ônibus ou bicicleta? O que muda se eu reutilizo e depois reciclo, e assim por diante", explica Marson, especialista em ensino e divulgação da quÃmica, editor do QNINT, e pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina.
O Identidade QuÃmica também será levado para as escolas, por meio de um programa de capacitação de professores para conduzir os alunos pelo aplicativo, com o objetivo de promover um grande Concurso de QuÃmica e Sustentabilidade, uma espécie de feira de ciências permanente, cujos projetos dos alunos, em vÃdeos, ficam publicados no portal. "Professores e alunos serão estimulados a pensar sobre como tornar mais sustentável o ambiente escolar, e a propor soluções efetivas", afirma Marson.
Para executar a implementação do "Identidade QuÃmica" nas escolas, foi estabelecida parceria com a Atina Educação, empresa que agrega ao projeto expertise comprovado em projetos educacionais de grande amplitude envolvendo o sistema público de educação básica. O projeto já foi aprovado pela diretoria da SBQ, que criou um grupo de trabalho composto, além de Marson, pelos professores Cláudia Rezende (UFRJ), Alfredo Luis Mateus (COLTEC-UFMG), Luis Henrique Catalani (USP) e Marlon Soares (UFG). O presidente Norberto Peporine Lopes (FCFR-USP) esteve em BrasÃlia, acompanhado de Marson e de representante da Atina para apresentação a pedido do Conselho Federal de QuÃmica.
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
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