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11/07/2019



SBQ lança projeto para celebrar a tabela periódica e contribuir para a divulgação científica


Identidade Química será um aplicativo que ajudará leigos e estudantes a perceberem seus estilos de vida sob o olhar dos elementos

Para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica, a SBQ busca parceiros para um projeto ousado, com o potencial de impactar positivamente no ensino de química nas escolas, bem como no conhecimento científico do público leigo. "A plataforma 'Identidade Química' vai conectar o estilo de vida das pessoas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio Química, e ser uma ferramenta de incentivo a mudanças para atitudes individuais mais sustentáveis", conta o Professor Guilherme Marson (IQ-USP), idealizador do projeto.

Professor Guilherme Marson (USP): "Nosso objetivo é que as pessoas conheçam seu estilo de vida do ponto de vista da química e reflitam sobre isso. Por exemplo, o que muda na minha 'identidade química' se eu me transporto de carro, ônibus ou bicicleta? O que muda se eu reutilizo e depois reciclo, e assim por diante"

Identidade Química é um aplicativo que rodará em um portal e dispositivos móveis, e permitirá ao usuário visualizar uma versão anagráfica da "tabela periódica" do seu estilo de vida a partir de uma série de perguntas sobre hábitos básicos que tem de responder quando preenche o seu perfil. "Nosso objetivo é que as pessoas conheçam seu estilo de vida do ponto de vista da química e reflitam sobre isso. Por exemplo, o que muda na minha 'identidade química' se eu me transporto de carro, ônibus ou bicicleta? O que muda se eu reutilizo e depois reciclo, e assim por diante", explica Marson, especialista em ensino e divulgação da química, editor do QNINT, e pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina.

O Identidade Química também será levado para as escolas, por meio de um programa de capacitação de professores para conduzir os alunos pelo aplicativo, com o objetivo de promover um grande Concurso de Química e Sustentabilidade, uma espécie de feira de ciências permanente, cujos projetos dos alunos, em vídeos, ficam publicados no portal. "Professores e alunos serão estimulados a pensar sobre como tornar mais sustentável o ambiente escolar, e a propor soluções efetivas", afirma Marson.

Para executar a implementação do "Identidade Química" nas escolas, foi estabelecida parceria com a Atina Educação, empresa que agrega ao projeto expertise comprovado em projetos educacionais de grande amplitude envolvendo o sistema público de educação básica. O projeto já foi aprovado pela diretoria da SBQ, que criou um grupo de trabalho composto, além de Marson, pelos professores Cláudia Rezende (UFRJ), Alfredo Luis Mateus (COLTEC-UFMG), Luis Henrique Catalani (USP) e Marlon Soares (UFG). O presidente Norberto Peporine Lopes (FCFR-USP) esteve em Brasília, acompanhado de Marson e de representante da Atina para apresentação a pedido do Conselho Federal de Química.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








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