15/08/2019
ParaÃba prepara VI Encontro de QuÃmica
Evento será focado na temática 'QuÃmica e meio-ambiente' e abrangerá workshops de ensino e pesquisa
Uma das menores secretarias regionais da SBQ, não por isso menos ativa, está em fase final de organização do seu encontro regional deste ano. Liderada pela Professora Kátia Messias Bichinho (UFPB), a regional da ParaÃba realizará o VI Encontro de QuÃmica da UFPB com o tema "QuÃmica e meio ambiente: ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade", de 16 a 18 de outubro, em João Pessoa.
"Queremos destacar a importância do quÃmico para a solução de questões ambientais na ParaÃba, discutir os impactos da insuficiência dos serviços de esgotamento sanitário e o consequente aporte de contaminantes emergentes em nossas águas, entre outros assuntos, com o intuito de contribuir com as polÃticas públicas e ações eficazes para o meio-ambiente", afirma a professora. Admitida na UFPB em 2010, faz parte do Grupos de Pesquisas em Automação e Instrumentação em QuÃmica AnalÃtica e Quimiometria, atualmente composto por sete professores que dividem a orientação de aproximadamente 50 alunos de iniciação cientÃfica a pós-doutorandos. Entre suas atividades docentes, dedicou-se à reativação da SBQ-PB em 2018, buscando a valorização e integração dos profissionais da QuÃmica e áreas afins, assim como o aumento do quadro de sócios. "Neste encontro, esperamos receber participantes de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Pernambuco, visando maior integração na região Nordeste, além de sensibilizar os quÃmicos da ParaÃba para a importância da integração com a SBQ", observa.
|
Registros dos dois últimos Encontros de QuÃmica da UFPB
|
O VI Encontro de QuÃmica abrangerá dois eventos paralelos: o II Workshop de Ensino em QuÃmica da UFPB e o I Workshop de Pesquisa em QuÃmica da UFPB. Ainda, haverá sessão de painéis para a divulgação cientÃfica nas áreas de QuÃmica AnalÃtica e Ambiental, QuÃmica Inorgânica e Materiais, QuÃmica Orgânica, FÃsico-QuÃmica/QuÃmica Teórica e Computacional e Ensino de QuÃmica.
Também serão realizados sete minicursos, palestras sobre temas atuais como microplásticos e uma mesa redonda sobre questões ambientais da ParaÃba com a presença de autoridades do Ministério Público Estadual de João Pessoa e do Tribunal de Contas do Estado.
A conferência de abertura do VI EQUPB intitulada "Desafios dos sistemas de tratamento de água e esgoto no Brasil: um olhar para os novos contaminantes" será realizada pela Professora Cassiana Carolina Montagner Raimundo (UNICAMP).
Leia texto escrito pela professora Kátia Messias Bichinho sobre o VI EQUPB:
Desde o ano de 2010, o Departamento de QuÃmica do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da ParaÃba vem promovendo um encontro cientÃfico em edições bienais. Inicialmente, o Encontro de QuÃmica foi organizado pela Professora Doutora Teresa Cristina Bezerra Saldanha para atender a uma demanda do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias AnalÃticas Avançadas – INCTAA, financiado pelo CNPq e FAPESP, coordenado pelo Professor Doutor Célio Pasquini (UNICAMP), que visa promover o desenvolvimento de oficinas, eventos, palestras e minicursos voltados para a formação de recursos humanos em nÃvel de graduação e de pós-graduação.
Com o passar dos anos, esses eventos foram exitosos e hoje o Encontro de QuÃmica da UFPB já está consolidado como uma importante atividade do Departamento de QuÃmica, não somente no âmbito da UFPB, mas do estado da ParaÃba e da região Nordeste, tendo o privilégio de ter recebido, nas diferentes edições, a participação de estudantes e professores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e PiauÃ.
Com isso, entre 2010 e 2017, anos em que aconteceram do I ao V Encontro de QuÃmica da UFPB, o número de participantes teve um aumento significativo, contando com mais de 400 pessoas em 2015. Bem, o nosso trabalho tem como objetivos principais contribuir para a qualificação na formação de recursos humanos na área de QuÃmica e afins através da disseminação e divulgação do ensino, ciência e tecnologia. Outro foco de ação tem sido o ensino médio através do incentivo à participação de professores, visando oportunidades de educação continuada. Também, buscamos abranger estudantes de cursos técnicos e tecnológicos. Por fim, o fortalecimento do programa de pós-graduação em QuÃmica da UFPB.
Nos últimos encontros foram abordados temas diversos e relevantes. O III EQUFPB foi realizado sob o tema: "QuÃmica para uma ParaÃba melhor: responsabilidade com o progresso social" e, dentro de uma abordagem contemporânea inter e multidisciplinar, envolveu professores e pesquisadores convidados do Brasil, que proferiram palestras e minicursos sobre diferentes áreas de interesse para o ensino e a pesquisa em QuÃmica. A QuÃmica sem Fronteiras: da Universidade para a Sociedade foi o tema do IV Encontro de QuÃmica que aconteceu em 2015, o qual expressou a percepção que a sociedade demanda das instituições de ensino, que é a formação de profissionais competentes a propor soluções técnicas e tecnológicas para os diversos problemas sociais, econômicos e estruturais do paÃs. O V Encontro de QuÃmica da UFPB versou sobre o tema "Formação dos profissionais de QuÃmica: novos desafios para novos tempos", com foco em uma formação acadêmico-profissional crÃtica, reflexiva e inovadora, uma vez que, no cenário atual, o profissional da QuÃmica se depara com um mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de eficiência, produtividade e competitividade.
No evento deste ano, sob coordenação da Professora Doutora Liliana de Fátima Bezerra Lira de Pontes, o tema é "QuÃmica e meio ambiente: ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade", que expressa a demanda social em relação à s instituições de ensino superior no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão universitária, visando conscientizar e sensibilizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental. A formação acadêmica não pode se limitar à sala de aula, é preciso contemplar os aspectos que afetam a sociedade, como as questões ambientais. Isso amplia a capacidade de atuação profissional, visando corresponder à s expectativas de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico.
Ainda não satisfeitos com os resultados, nós, em parceria com o INCTAA/CNPq, realizamos o I Workshop de Ensino de QuÃmica da UFPB em 2018, trazendo temas voltados especificamente à s novas metodologias de ensino, que precisam ser mais conhecidas, entendidas e aplicadas na qualificação da educação básica e superior. São exemplos os temas de inclusão de alunos portadores de deficiência visual no ensino de QuÃmica, a dinâmica das metodologias ativas e o uso de aplicativos para telefones celulares como estratégias didáticas. Houve apresentação de trabalhos pedagógicos realizados por professores do ensino médio e de licenciandos em QuÃmica. O evento foi exitoso, resultando em importante motivação e integração entre nossos estudantes e professores aqui do estado, com a valorização do Curso de Licenciatura em QuÃmica da UFPB. A motivação principal foi o histórico de ações do Departamento de QuÃmica no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação CientÃfica à Docência – PIBID/CAPES, que oferece bolsas aos estudantes de cursos de licenciatura plena para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas do ensino básico. O PIBID – QuÃmica atualmente possui 25 bolsistas que atuam nos Campi de João Pessoa e de Areia. Mais recentemente, a adesão ao Programa de Residência Pedagógica da CAPES, uma das importantes ações da PolÃtica Nacional de Formação de Professores, que visa manter os licenciados imersos em atividades nas escolas públicas a partir da segunda metade dos cursos de licenciatura.
Por esses motivos, o VI Encontro de QuÃmica abrangerá dois eventos paralelos: o II Workshop de Ensino em QuÃmica da UFPB e o I Workshop de Pesquisa em QuÃmica da UFPB. Ainda, haverá sessão de painéis para a divulgação cientÃfica nas áreas de QuÃmica AnalÃtica e Ambiental, QuÃmica Inorgânica e Materiais, FÃsico-quÃmica e QuÃmica Computacional, QuÃmica Orgânica e Ensino de QuÃmica. Além disso, serão realizados sete minicursos, palestras sobre temas atuais como microplásticos e uma mesa redonda sobre questões ambientais da ParaÃba, com a presença de autoridades do Ministério Público Estadual de João Pessoa e do Tribunal de Contas do Estado.
A programação completa do evento encontra-se disponÃvel no site https://www.even3.com.br/6equfpb.
As inscrições ficarão abertas até o dia 16 de setembro de 2019, com desconto de 50 % para os sócios da SBQ e todas as atividades serão realizadas no Campus I da UFPB, localizado em João Pessoa, ParaÃba.
Diferentes são os desafios encontrados para a organização do evento, ainda mais no contexto nacional atual, mas sempre contamos com o entusiasmo, disposição, dedicação e criatividade dos colegas professores que se dispõem a compor a comissão organizadora para que possamos ampliar as oportunidades em nÃvel de graduação e de pós-graduação aos nossos estudantes, contribuindo com o desenvolvimento do estado da ParaÃba através da formação de profissionais crÃticos e qualificados.
Atividades de ensino e pesquisa em QuÃmica desenvolvidas na ParaÃba
Em uma visão geral as atividades educacionais desenvolvidas no estado da ParaÃba são realizadas, essencialmente, em instituições estaduais e federais: Universidade Federal da ParaÃba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da ParaÃba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaÃba, com seus campi distribuÃdos por todo o estado.
As atividades de ensino compreendem cursos em nÃveis técnicos, tecnológicos e superiores nas diferentes áreas de atuação dos profissionais da QuÃmica, entre os quais estão:
a) Técnico em QuÃmica
b) Técnico Sucroalcooleira
c) Tecnologia Sucroalcooleira
d) Tecnologia de Alimentos
e) Bacharelado QuÃmica Industrial
f) Licenciatura em QuÃmica
g) Bacharelado em QuÃmica
h) Engenharia QuÃmica
i) Engenharia de Alimentos
j) Engenharia de Materiais
k) Engenharia de Petróleo
l) Biotecnologia
m) Gestão Ambiental
No âmbito da Pós-graduação, existem programas de QuÃmica e áreas afins vinculados à s instituições de ensino da Universidade Federal da ParaÃba (UFPB), Universidade Estadual da ParaÃba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a seguir destacados;
a) Universidade Federal da ParaÃba:
- Programa de Pós-graduação em QuÃmica (Conceito CAPES 5,0 – Mestrado e Doutorado).
- Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito Capes 4,0 – Mestrado e Doutorado).
- Programa de Pós-graduação em Engenharia QuÃmica
- Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos
- Programa de Pós-graduação em Biotecnologia
b) Universidade Estadual da ParaÃba:
- Programa de Pós-graduação em QuÃmica (Conceito CAPES 3,0 – M)
- Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (Conceito CAPES 4,0 – Mestrado e Doutorado)
c) Universidade Federal de Campina Grande:
- Programa de Pós-graduação em Engenharia QuÃmica (Conceito Capes 3,0 – Mestrado e Doutorado).
- Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito Capes 5,0 – Mestrado e Doutorado).
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|