22/08/2019
Maceió prepara o
V Simpósio Nordestino de PG em QuÃmica e Biotecnologia
De 7 a 11 de outubro, evento é porta de entrada
a eventos cientÃficos para alunos da região
O V Simpósio Nordestino de Pós-Graduação em QuÃmica e Biotecnologia será realizado pela UFAL de 7 a 11 de outubro, em Maceió, com o tema "Busca por excelência e apoio, maior visibilidade de nossa ciência para a sociedade". Interessados em assistir as conferências, minicursos e mesas-redondas ainda podem se inscrever (link no final da matéria). "A programação está fechada e conta com duas palestras internacionais de pesquisadoras da Universidade do Porto, a conferência de abertura do professor Aldo Zarbin (ex-presidente da SBQ 2016-18) e convidados de alto nÃvel de diversos estados", conta a professora Isis Martins Figueiredo (UFAL), secretária regional da SBQ-AL e responsável pela comissão organizadora.
|
Professora Isis Martins Figueiredo (UFAL), uma conferência e a sessão de pôsteres do IV Simpósio Nordestino de Pós-Graduação em QuÃmica e Biotecnologia: "É urgente que busquemos formas de enfrentar essa crise que já corta bolsas e financiamento como um todo"
|
O Simpósio terá uma importante mesa-redonda para debater o momento crÃtico do sistema universitário e de pesquisa cientÃfica no Brasil. "É urgente que busquemos formas de enfrentar essa crise que já corta bolsas e financiamento como um todo. E ao mesmo tempo, precisamos aumentar a visibilidade da nossa ciência para a sociedade, quem nos financia", observa a professora.
O evento é concebido para que estudantes que muitas vezes não conseguem participar da RASBQ ou de outros encontros de âmbito nacional possam apresentar trabalhos, conhecer outros estudantes e ter contato com o ambiente que se forma nos eventos cientÃficos.
"É um evento que vem crescendo em importância regional. Nós procuramos incentivar os estudantes que vem ao Simpósio a ir também à Reunião Anual da SBQ. Para isso, criamos um prêmio para os melhores trabalhos em pôster e apresentação oral, que é uma inscrição para a Reunião Anual da SBQ", explica a professora Isis. "Além disso os inscritos podem concorrer a um prêmio de Melhor Tese e Dissertação (prêmio dado pelo programa de pós-graduação PPGQB-UFAL) e também o prêmio Qualis A, para alunos de pós que publicaram trabalhos em revista qualis A CAPES. Temos também o prêmio Roberto Alves de Lima, para professores pesquisadores que desempenham importante papel no nosso programa. Esse ano, ele será conferido à Prof Dr Simoni M. Plentz Meneghetti, pesquisadora do CNPq e ex-pró-reitora de pesquisa da UFAL."
A organizadora do Simpósio destaca a participação dos alunos da pós em todas as etapas da organização do evento. "Organizar um evento cientÃfico de abrangência regional está cada vez mais difÃcil, soretudo na busca por financiamento", relata Isis. "Temos que montar uma boa equipe, com pessoas que se complementam e se respeitam, para que possamos dividir tarefas e ter responsáveis para cada função, como avaliação de trabalhos, credenciamento, preparo e entrega de materiais, captação de recursos, infra-estrutura, entre outras. Então eu gostaria de agradecer especialmente o trabalho dos doutorandos Cristian José Giertyas, Geovania Cordeiro de Assis e Rayssa J. Brasileiro Motta, e toda a comissão organizadora."
Saiba mais e inscreva-se aqui.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|