24/10/2019
V SIMMPGQB mobiliza quÃmicos do nordeste em defesa da ciência
Evento realizado na UFAL marca o semestre de preparação para a Reunião Anual da SBQ em Maceió, em maio de 2020
O V Simpósio Nordestino de Pós-Graduação em QuÃmica e Biotecnologia reuniu 230 cientistas para três dias e meio de apresentações, debates e uma forte declaração de defesa das universidades e da pesquisa cientÃfica no Brasil. O evento foi realizado na UFAL e coordenado pela professora Isis Martins Figueiredo, secretária-regional da SBQ-AL. "Alguns setores polÃticos tentam desqualificar a universidade justamente por que neste ambiente defendemos a pluralidade de ideias, a liberdade de expressão, o respeito à s diferenças e principalmente, a democracia e o direito ao contraditório", declarou a professora em seu discurso de abertura do evento.
|
À esquerda, a doutoranda Thatiane VerÃssimo dos Santos tem seu trabalho premiado com inscrição para a 43ª RASBQ. À direita, a comissão organizadora. (Clique na imagem para ampliá-la) |
A conferência inaugural foi proferida pelo professor Aldo Zarbin (UFPR), ex-presidente da SBQ. Ele falou sobre "Materiais multifuncionais para um mundo mais sustentável: fazer, conhecer e usar". "O SIMPPGQB, assim como todos os eventos regionais da SBQ têm uma importância fundamental na formação dos estudantes de quÃmica, e é sempre um prazer participar", declara Zarbin. "Sobretudo neste momento em que as universidades e a ciência têm sofrido ataques, precisamos nos unir para demonstrar o tempo todo a importância da pesquisa cientÃfica que fazemos nas universidades públicas nas cinco regiões do PaÃs."
Jeanynne Leite da Rocha é mestranda em fÃsico-quÃmica na UFS. Ela apresentou o trabalho em pôster Avaliação da Mg-MOF-74 como carreador do agente antitumoral 5-fluoracil. "Vamos sobreviver, mas é uma fase preocupante", disse ao Boletim Eletrônico SBQ. "Ataques à universidade e à ciência e tecnologia estão acontecendo, assim como ataques à pluralidade de ideias".
Jeanynne nasceu em Maceió, formou-se na UFAL e mudou-se para Sergipe para fazer o mestrado. "A situação financeira na UFS não está fácil. Sou uma mestranda sem bolsa. Algumas áreas da universidade estão com equipamentos parados por falta de manutenção e sem previsão de retorno", conta.
Em Maceió, Jeanynne dava aulas de quÃmica na rede pública estadual. "Foi a melhor experiência da minha vida em termos de aprendizado. Depois do doutorado, pretendo seguir carreira como professora universitária, pois acredito que todas as conquistas humanas são fruto da boa educação."
O evento contou com conferencistas do Nordeste e de fora. A professora Marisa Freitas, da Rede de QuÃmica e Tecnologia (REQUIMTE), da Universidade do Porto, fez a palestra de encerramento "Sangue total e neutrófilos humanos: modelos in vitro para detecção de stress oxidativos". "Foi para mim uma honra palestrar no V Simpósio Nordestino de Pós-Graduação em QuÃmica e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Acredito que a vida universitária deve ir muito além das salas de aula. E este Simpósio cumpriu esse objetivo, pois permitiu que os estudantes tivessem acesso a conhecimento cientÃfico recente, debates com pontos de vista distintos contribuindo, assim, para a formação de opiniões diversas, mas sustentadas. Acrescento ainda, que o evento teve uma organização exemplar criando um networking cientÃfico nacional e internacional, fundamental para manter a Ciência viva e apelativa para os jovens estudantes", observa a pesquisadora.
A doutoranda do Grupo de Catálise e Reatividade da UFAL Thatiane VerÃssimo dos Santos foi premiada com a inscrição para a 43ª RASBQ, que será realizada em Maceió de 26 a 29 de maio de 2020. Ela apresentou o trabalho Bimetallic niobium/tin modified mesoporous catalysts applied in conversion of fructose: catalytic performance into chemical inputs.
A professora Simoni M. Plentz Meneghetti foi agraciada com o prêmio Roberto Alves de Lima, por sua contribuição ao PPGQB e à UFAL.
"Estou muito feliz com os resultados do V SIMPPGQB, e acredito que a comunidade quÃmica do nordeste está motivada e engajada para fazer uma Reunião Anual inesquecÃvel", afirma a professora Isis.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|