31/10/2019
História da QuÃmica, por Juergen Heinrich Maar
|
Os dois volumes do livro "História da QuÃmica" (volume I, "Dos Primórdios a Lavoisier", 2008, 2ª ed. esgotada, 946 páginas, ISBN 978-85-60826-26-1, e volume II, "De Lavoisier ao Sistema Periódico", 2011, 1182 páginas, ISBN 978-85-7291-159-7), foram reimpressos em setembro de 2019. A reimpressão é alusiva ao Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos QuÃmicos e patrocinada por uma empresa quÃmica de São Paulo (Quimlab), e conta com o apoio da UNESCO e da IUPAC. Os livros serão distribuÃdos pela empresa no Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Sinopse
Esta é uma História da QuÃmica inteligÃvel não apenas para quÃmicos. Concebeu-se esta História da QuÃmica como parte integrante da História da Ciência como um todo, integrando esta por sua vez à história cultural da Humanidade.
Deixando deliberadamente de lado a visão internalista (que só quÃmicos entenderiam) e a visão externalista (que muito provavelmente não seria atraente para os quÃmicos), trilhou-se um caminho intermediário, e muito embora o autor não abra mão de expor, sempre que o julgasse necessário, sua visão pessoal sobre determinado assunto, isto foi feito sem impor à redação do livro uma filosofia, uma ideologia ou uma concepção de Ciência da qual o leitor deva compartilhar. Em assim fazendo, o autor deixa clara a sua posição frente a temas como a Alquimia, o FlogÃstico, a Afinidade, a Revolução QuÃmica, e muitos outros, sem querer romper com a historiografia corrente, que de certa forma reflete nosso tempo, mas suscitando a discussão, o debate, a controvérsia e com isso o enriquecimento da visão que temos de tais assuntos.
Espera o autor ter mostrado que a QuÃmica vai além dos tubos de ensaio e dos equipamentos complicados, tendo seu lado humanÃstico e cultural, entendendo-se Humanismo e Cultura da forma mais ampla possÃvel.
A cultura de um povo é uma combinação de sua cultura literária, artÃstica, humanÃstica e cientÃfica, desejando-se que esta História da quÃmica, da maneira como foi estruturada, possa contribuir para interagir à nossa cultura a cultura cientÃfica, pois ao contrário de Letras, Artes e Humanidades, a Ciência nos faz falta na América Latina.
Sobre o Autor
Juergen Heinrich Maar nasceu em 1942, em Blumenau, SC. Graduou-se em QuÃmica pela UFRGS. Lecionou por dois anos na FURB, em Blumenau. Cursou mestrado em QuÃmica Orgânica na UNICAMP, onde também trabalhou.
Desde 1976 foi professor do Departamento de QuÃmica da UFSC, dedicando-se sobretudo ao ensino, lecionando QuÃmica Orgânica e Evolução da QuÃmica, e traduzindo diversos livros de uso no ensino Superior de QuÃmica.
Foi por doze anos Coordenador do Curso de Graduação em QuÃmica e pertenceu ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, de 1994, até aposentar-se em 1996. Desde então se dedica com mais afinco à História da QuÃmica e da Ciência.
A primeira parte da "História da QuÃmica", publicada inicialmente em 1999 como "Pequena História da QuÃmica", conheceu uma 2ª edição ampliada e revista em 2008.
O autor publicou em 2000 um volume de poesia, "Os Poemas Domésticos" e traduziu em 2004 a peça "Oxigênio", de Carl Djerassi e Roald Hoffmann.
Mais informações
Fonte: Juergen Heinrich Maar (aposentado, UFSC)
|