27/02/2020
Nota de Falecimento
|
Antônio Celso Spínola Costa
|
A Sociedade Brasileira de Química com profundo pesar, lamenta e comunica o falecimento de seu associado, o Professor Antônio Celso Spínola Costa, ocorrido na tarde de 26/02/2020 (quarta-feira).
O Dr. Celso, Professor Emérito da UFBA, foi um dos fundadores do Instituto de Química da UFBA, tendo sido seu Diretor em dois mandatos. Foi o idealizador, criador e primeiro Coordenador do curso de Pós-Graduação em Química da UFBA, em 1968, cargo que voltou a exercer em outras duas ocasiões. Foi também o primeiro Coordenador dos Programas de Pós-Graduação da UFBA.
Professor Celso teve destacada atuação na área acadêmica, foi membro do Comitê Assessor da área de Química do CNPq e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), desde 1998. Em 1999, por suas relevantes contribuições à Ciência Química, foi agraciado com a Medalha Simão Mathias, honraria conferida pela Sociedade Brasileira de Química. Em 2008, foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Comendador.
Ao longo de sua brilhante carreira, o Prof. Celso dedicou-se de forma indelével à pesquisa e ao ensino de graduação e pós-graduação, grandes paixões de sua vida. Assim, contribuiu para a formação de novos e promissores talentos, graduados, mestres e doutores na área de Química.
Por sua contribuição à área, a Sociedade Brasileira de Química - Regional Bahia instituiu em 2005, o "Prêmio Antonio Celso Spinola Costa" – DESTAQUE EM QUÍMICA, horaria conferida a cientistas baianos por sua atuação em prol da Ciência Química.
Fonte: Regional da SBQ na Bahia
|