19/03/2020
Coluna "Onde elas estão?"
Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça Roselena Faez, professora e pesquisadora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos- Araras. QuÃmica pela Universidade Estadual de São Paulo, Doutora em Ciências (QuÃmica Inorgânica) pela Unicamp e pós-doc na UCDavis, é lÃder do grupo de pesquisa em materiais poliméricos e biossorventes. Os recentes trabalhos são referentes a pesquisa de materiais aplicados à agricultura como fertilizantes de eficiência melhorada a partir de materiais/processos sustentáveis. Esta importante área na ONU (META 2) tem sido destaque na academia nos últimos 3 anos e o grupo da prof. Roselena contribui na fronteira do conhecimento para inovação na área de materiais aplicados à agricultura com a trÃade estrutura-propriedade-aplicação.
|
Nome: Roselena Faez
Idade: 50 anos
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 2002-2006-UNIVAP; 2006-2011- UNIFESP; 2011-atual-UFSCar (18 anos)
Onde faz ciência: Laboratório de Materiais Poliméricos e Biossorventes (Lab-MPB)/UFSCar-Araras
Um(a) cientista: Todos aqueles que fazem ciência com ética
Uma molécula/reação: Celulose
Maior conquista na carreira até o momento: Criar um âmbito de pesquisa em materiais num Campus agrÃcola mostrando a importância para interdisciplinaridade.
Maior desafio na carreira: Motivar os jovens do quanto a ciência é importante, além de ser divertida!
Onde quer chegar: Bem velhinha e ainda me sentindo motivada em fazer ciência
O que não pode faltar no laboratório: Trabalho em equipe
Congresso que mais frequenta: SBQ
Nas horas vagas...: Um bom papo e uma boa cerveja com minha famÃlia e amigos
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): A Tabela Periódica – Primo Levi
Relação com a SBQ: Sócia desde 1991 quando bolsista IC FAPESP
Uma frase: O não eu já tenho garantido, vou atrás do sim!!!
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|