28/05/2020
Coluna "Onde elas estão?"
Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Célia Machado Ronconi, Professora Associada e Pesquisadora do Departamento de QuÃmica Inorgânica da Universidade Federal Fluminense.
Nome: Célia Machado Ronconi
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 14 anos
Onde faz ciência: Laboratório de QuÃmica Supramolecular e Nanotecnologia
Um(a) cientista: Johanna Döbereiner
Maior conquista na carreira até o momento: Os avanços nas pesquisas em nanomáquinas para o transporte de fármacos e sua possibilidade de aplicação em tratamentos oncológicos.
Maior desafio na carreira: Motivar os alunos constantemente. Lidar com a superavaliação a qual todas as mulheres são submetidas.
Onde quer chegar: Ao final da trajetória ter a certeza da minha contribuição para a formação de novas mulheres cientistas.
O que não pode faltar no laboratório: A dedicação total do cientista ao trabalho e comprometimento ético.
Congresso que mais frequenta: SBQ
Nas horas vagas...: Ler, ir à praia e passear pelo centro histórico do Rio de Janeiro (museus, igrejas, teatros, restaurantes, etc)
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Sejamos todos feministas de Chimamanda Ngozi Adichi
Relação com a SBQ: Sócia desde 1993, fui vice-diretora e diretora da Divisão de QuÃmica de Materiais e suplente no Conselho Fiscal.
Uma frase: “To operate within the matrix of
power is not the same as to replicate uncritically relations of domination.” Judith Butler, Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|