03/09/2020
Coluna "Onde elas estão?"
Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Adriana Karla Amorim, Professora Associada e Pesquisadora do Departamento QuÃmica da Universidade Federal de São Paulo. Mãe do Matheus e da Maria Clara. Mestre e Doutora em QuÃmica Orgânica pelo IQ-USP, com Pós-doutorado em FÃsico-QuÃmica Orgânica no IQ-UNICAMP. Atualmente é Coordenadora dos cursos de QuÃmica e QuÃmica Industrial da UNIFESP. Sua linha de Pesquisa é voltada, principalmente, para obtenção de compostos bioativos [derivados de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e cisteÃna, em especial, S-nitrosotióis], com potencial atividade biológica antitumoral e/ou inibidora de proteases.
|
Nome: Adriana Karla Cardoso Amorim Reis
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2006 (14 anos)
Onde faz ciência: Coordena o grupo de Pesquisa SNORG (S-Nitrosothiol Reseach Group) no Laboratório de QuÃmica Orgânica Helena Ferraz do ICAQF (Instituto de Ciências Ambientais, QuÃmicas e Farmacêuticas).
Um(a) cientista: Professora Helena Maria Ferraz (IQ-USP)
Uma molécula/reação:
Maior conquista na carreira até o momento: Incentivar jovens a seguir a carreira cientÃfica.
Maior desafio na carreira: Conseguir um novo e eficiente quimioterápico.
Onde quer chegar: Ao final da minha carreira, ter contribuÃdo para a formação de cientistas brasileiros.
O que não pode faltar no laboratório: Dedicação, amizade e respeito.
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da SBQ.
Nas horas vagas...: Gosto de música, de ler, adoro arte e me dedico as pessoas que amo.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O Rei do Inverno (As crônicas de Artur) do Bernard Cornwell
Relação com a SBQ: Sócia desde 1994; Membro das divisões de QuÃmica Orgânica e Medicinal
Uma frase: "A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele". Hannah Arendt (1906-1975)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|