01/10/2020
Coluna "Onde elas estão?"
Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Amanda Danuello, professora e pesquisadora no Instituto de QuÃmica da Universidade Federal de Uberlândia e atual coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em QuÃmica de Minas Gerais. Atua na área de QuÃmica Medicinal e sua pesquisa é voltada para o planejamento, sÃntese e avaliação biológica de compostos que possam ser úteis no tratamento de doenças tropicais negligenciadas. É a idealizadora e coordenadora do Projeto QuiMinas, feito por mulheres para as meninas, cujo principal objetivo é despertar o interesse das garotas pela carreira de cientista. Mãe do Felipe e Murilo.
|
Nome: Amanda Danuello Pivatto
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos na UFTM e 2 anos na UFU (7 anos contratada em universidade federal)
Onde faz ciência: Núcleo de Pesquisa em Compostos Bioativos (NPCBio) / IQ-UFU
Uma cientista: Vanderlan da Silva Bolzani
Uma molécula/reação: ocitocina
Maior conquista na carreira até o momento: O reconhecimento dos alunos que me escolheram várias vezes como paraninfa ou professora homenageada.
Maior desafio na carreira: Conciliar a maternidade e a carreira.
Onde quer chegar: Em uma sociedade cientÃfica com mais mulheres ocupando cargos de liderança.
O que não pode faltar no laboratório: Criatividade, paixão, ética, disciplina e comprometimento.
Congresso que mais frequenta: ERSBQ-MG
Nas horas vagas...: Pratico pole dance, leio, curto meus amigos e familiares e, claro, amo estar com meu marido e filhos.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Prólogo, ato, epÃlogo: memórias, Fernanda Montenegro
Relação com a SBQ: Sócia desde 2006. Muitos momentos decisivos da minha vida aconteceram nos encontros anuais e regionais da SBQ.
Uma frase: “Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre” Simone de Beauvoir
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|