22/10/2020
Criação da rede de contatos LANYSC – "Latin American Network of Young Scientists Working in Chemistry"
|
Foi criada recentemente uma rede para intercâmbio cientÃfico entre jovens pesquisadores latinoamericanos que atuam na área de quÃmica. Nos moldes de outras organizações mundiais que unem jovens pesquisadores, a iniciativa tem como objetivo central aumentar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos nos paÃses da América Latina por pesquisadores em inÃcio de carreira. A divulgação do conhecimento gerado por jovens pesquisadores latinoamericanos atrairá a atenção de outros cientistas quÃmicos mundo afora, o que pode contribuir para melhoria das condições cientÃficas da região, quer seja por aumento de aporte financeiro ou estabelecimento de colaborações.
Além disso, a partir do estabelecimento da rede, haverá maior conexão entre os membros, o que irá proporcionar intercâmbio de ideias e compartilhamento de experiências. A rede se dedicará também à divulgação de oportunidades de colocação para jovens pesquisadores na área de quÃmica.
A iniciativa para a criação da rede partiu do jovem pesquisador equatoriano Julio Terán, que capitaneia as ações e se dedica à captação de novos membros. Há membros da SBQ dedicados a auxiliar a formação e estabelecimento da rede: Marilia Valli, Gabriela Tormet-Gonzalez, Eliane Silva e Victor Batista. Atualmente a rede conta com estudantes de pós-graduação ou jovens pesquisadores do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Honduras, Costa Rica e Guatemala. Os membros ativos da rede estão em busca de representantes de todos os paÃses da América Latina para contribuir para o fortalecimento das ações.
Maiores informações podem ser obtidas neste link, ou por meio das redes sociais instagram (@lanysc_) e Twitter (@LANYSC1).
Fonte: Comitê JP-SBQ
|