04/02/2021
James Edward Huheey, 1935-2020
|
James Edward Huheey
|
Gostaria de escrever algumas palavras a respeito do Prof. James E. Huheey, falecido recentemente, e cujo passamento não foi noticiado entre nós como ele merecia. Sobretudo no âmbito da comunidade quÃmica brasileira, entre a qual seu importantÃssimo livro foi tão conhecido, esta nota vai como uma homenagem póstuma.
Jim nasceu em Cincinnati, Ohio, em 1935, e faleceu em Lenoir City, Tennessee, em 2020. Doutorou-se em QuÃmica pela Universidade de Urbana, Illinois, em 1961. Após algum tempo como professor no Worcester Polytechnic Institute, ingressou no corpo docente da Universidade de Maryland, em College Park, a partir de 1965. Seu trabalho com o estudo de eletronegatividades variáveis e eletronegatividades de grupos marcou época. Em adição à QuÃmica, Jim tinha outra paixão, que era a herpetologia, sobretudo o estudo de salamandras, assunto sobre o qual publicou também extensamente.
Tive a sorte de tê-lo como orientador de doutorado, durante o tempo em que estudei na Universidade de Maryland, entre 1968 e 1972. Naquela época ele estava redigindo a primeira edição de seu livro de QuÃmica Inorgânica, um clássico que viria a ter quatro edições e tornar-se um best-seller em todo o mundo, e traduções em várias lÃnguas. Sua paixão pelas salamandras se vê ao final do prefácio de cada edição do livro, em que aparece a silhueta de uma espécie descoberta e classificada por ele, que se tornou conhecida como Huheeyensis, e que ele chamava de salamandra das bochechas cor de rosa. Ele mantinha uma foto colorida da mesma na parede e, quando eu lhe disse que ela me parecia toda cor de rosa, do focinho à cauda, ele retrucou: "é porque você não a viu; as bochechas são mais cor de rosa que o resto.
Jim era um magnÃfico professor, de uma didática extraordinária, tanto assim que já ouvi muitos professores dizerem que seu livro à s vezes até dispensa o professor. Um gigante corpulento, de cabelos e barbas avermelhadas, ele sempre tinha um ótimo humor e disposição de dialogar com todos. Aposentado em 1995, tornou-se professor emérito de Maryland e passou a viver no Tennessee até o final da vida.
Fonte: Carlos A. L. Filgueiras
|