11/02/2021
Coluna "Onde elas estão?" - Taicia Fill
Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Taicia Fill, professora e pesquisadora do Instituto de QuÃmica da Universidade Estadual de Campinas e uma apaixonada pelo Universo microscópico. Coordena o LabioQuiMi, um grupo dedicado à descoberta de produtos naturais microbianos e à compreensão da função destas moléculas nas interações biológicas encontradas na natureza.
Nome: Taicia Pacheco Fill
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos
Onde faz ciência: Laboratório LaBioQuiMi (Laboratório de Biologia QuÃmica Microbiana) localizado no Instituto de QuÃmica da UNICAMP
Um(a) cientista: Otto Gottlieb
Uma molécula/reação: Triptoquialanina A (a molécula que deu inÃcio à s nossas pesquisas)
Maior conquista na carreira até o momento: O prêmio “Para Mulheres na Ciência” 2019 da L’óreal, além de ter iniciado meu grupo de pesquisas e formado meus primeiros alunos.
Maior desafio na carreira: Captar recursos para o laboratório em um cenário tão difÃcil para a Ciência brasileira.
Onde quer chegar: Gostaria de inspirar novas gerações de mulheres cientistas, contribuir para um cenário cientÃfico de equidade e produzir Ciência de qualidade.
O que não pode faltar no laboratório: Café e paixão pelos micro-organismos.
Congresso que mais frequenta: BCNP (Brazilian Conference on Natural Products)
Nas horas vagas...: Filmes e séries ao lado daqueles que amo.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O livro: “A vida imortal de Henrietta Lacks”
Relação com a SBQ: Sempre frequentei a reunião anual e hoje sou tesoureira da SBQ regional Campinas
Uma frase: Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less. (Marie Curie)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|