08/04/2021
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça Sibele Pergher do IQ/UFRN. Engenharia QuÃmica (UFRGS/1990), mestre em Engenharia QuÃmica (UEM/1993) e doutora em QuÃmica (UPV/Espanha/1997). Foi professora/pesquisadora da UFRGS de 1998 a 2001; da URI/Erechim de 2001 a 2010. Desde 2010 está na UFRN atuando no curso de QuÃmica do Petróleo, no PPGQ e PPGCEM. Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa, Presidente da SBCat, faz parte da comissão de sÃntese da IZA, representa o Brasil na FISOCAT e IACS. É coordenadora do LABPEMOL, atuando em sÃntese de zeólitas, argilas, materiais mesoporosos, lamelares etc. Pesquisadora 1 D do CNPq, com 200 artigos, 20 patentes, 500 trabalhos e 150 orientações.
|
Nome: Sibele Berenice Castellã Pergher (Sibele Pergher)
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 9 anos na URI/Campus Erechim e 11 anos na UFRN (atual)
Onde faz ciência: LABPEMOL – UFRN (Laboratório de Peneiras Moleculares – Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Um(a) cientista: Marie Curie
Uma molécula/reação: Materiais Porosos - Peneiras Moleculares.
Maior conquista na carreira até o momento: Desenvolvimento de um novo material denominado ITQ-2, patenteado mundialmente e vendido para Shell.
Maior desafio na carreira: Foram vários, talvez o concurso para a UFRN e recentemente ser Pró-Reitora de Pesquisa – UFRN.
Onde quer chegar: Já cheguei aonde queria, agora quero que meus alunos consigam ir além.
O que não pode faltar no laboratório: Pessoas, estudantes, alunos de pós-graduação, pesquisadores (pós-doutores, colegas).
Congresso que mais frequenta: RASBQ e CBCat
Nas horas vagas...: leitura, filmes, música, pintura e artesanato.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): De Carlos Ruiz Zaffon, La Sombra del Viento e o El Labirinto de los EspÃritus.
Relação com a SBQ: Sócia desde 2003; diretora, vice-diretora e tesoureira da Divisão Catálise; Secretária RS e RN; realizei SBQSul/2006.
Uma frase:
Eu acredito demais na Sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho. – Thomas Jefferson
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|