20/05/2021
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Nome: Christiane de Arruda Rodrigues
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 15 anos na UNIFESP
Onde faz ciência: No laboratório de Engenharia e Controle Ambiental (LENCA) da UNIFESP/Campus Diadema
Um(a) cientista: Derek Pletcher
Uma molécula/reação: Radical Hidroxila
Maior conquista na carreira até o momento: Ser aprovada em concurso para docência em duas Universidades Públicas conceituadas (UNICAMP e UNIFESP)
Maior desafio na carreira: Execução de grandes projetos em parceria com empresas. Nada mais gratificante do que ver sua pesquisa ultrapassar a barreira do laboratório e chegar à comunidade.
Onde quer chegar: Ver meus alunos bem colocados no mercado de trabalho e ser reconhecida internacionalmente pela minha atividade cientÃfica.
O que não pode faltar no laboratório: Trabalho em equipe, criatividade, paciência, persistência e comemoração das conquistas.
Congresso que mais frequenta: SIBEE (Simpósio Brasileiro de EletroquÃmica e EletroanalÃtica) e ISE (International Society of Eletrochemistry)
Nas horas vagas...: Aproveito para curtir a famÃlia, principalmente meu filho Felipe de 7 anos.
Relação com a SBQ: Sou sócia desde o primeiro congresso da SBQ que participei em 2001
Uma frase: Quando estiver com dúvida, siga a voz do seu coração! A intuição feminina nunca falha.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|