17/06/2021
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Fernanda Andreia Rosa, professora e pesquisadora do Departamento de QuÃmica da Universidade Estadual de Maringá. LÃder do grupo de pesquisa SINTHET (SÃntese de Heterociclos), que desenvolve metodologias para a sÃntese regiosseletiva de aza-heterociclos, contribuiu até o momento com a formação de oito mestres e quatro doutores, e com a publicação de mais de 400 compostos aza-heterocÃclicos sintéticos, bem como, a avaliação das suas propriedades farmacológicas, tais como, antileishmania, antitripanossoma, antitumoral e anti-inflamatória.
|
Nome: Fernanda Andreia Rosa
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 10 anos
Onde faz ciência: Grupo de pesquisa de SÃntese de Heterociclos – SINTHET. Universidade Estadual de Maringá
Um(a) cientista: Profa. Dra. Helena Ferraz (in memorian)
Uma molécula/reação: b-enamino dicetona
Maior conquista na carreira até o momento: Ser convidada para palestrar no 17th Brazilian Meeting on Organic Chemistry – BMOS (2018).
Maior desafio na carreira: Formar mestres e doutores que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento da sociedade.
Onde quer chegar: Servir de exemplo e inspiração para meninas que querem ser cientistas, e contribuir de alguma forma para a consolidação da mulher na ciência.
O que não pode faltar no laboratório: Muito amor, dedicação e ética, além de recursos financeiros, é claro.
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Nas horas vagas...: gosto de praticar exercÃcios, mas prefiro um happy hour com os(as) amigos(as).
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Celebrating Women in Organic Chemistry, Org. Lett. 2020, 22, 1227-1230.
Relação com a SBQ: Desde 2013 participo de todas as RASBQ, e sou membro da Divisão de QuÃmica Orgânica (DQO). Além disso, estive no cargo de tesoureira da DQO (2018-2020), e atualmente estou como vice-diretora (2020-2022).
Uma frase: “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento” (Albert Einstein)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|