02/12/2021
Moções aprovadas pela Assembleia Geral Ordinária de 2021:
em defesa da pós-graduação e do processo de avaliação da CAPES, e em
repúdio à alteração da Resolução 02/2015
Durante a Assembleia Geral Ordinária de 2021, realizada de modo virtual durante a
44ª Reunião Anual da SBQ, no dia 26 de novembro de 2021, foram aprovadas duas
moções.
Na primeira delas (neste link), proposta pela diretoria e o conselho consultivo da
SBQ em defesa da pós-graduação e do processo de avaliação da CAPES, a SBQ
"apela às autoridades nacionais e estaduais para que ajam em defesa da autonomia
da CAPES e de seu sistema de avaliação dos programas de pós-graduação (PPG).
Que ajam em defesa da recomposição do orçamento da CAPES e do reajuste das
bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, visando minimamente a
recomposição das perdas acumuladas pela inflação do perÃodo de 2013-2021. A
SBQ entende que tais defesas são essenciais ao fortalecimento da pós-graduação
brasileira e, portanto, da ciência nacional e das atividades de pesquisa cientÃfica
desenvolvidas no Brasil. Afinal, não há soberania e independência tecnológica sem
um sistema forte de pós-graduação". Esta moção foi enviada às Mesas Diretoras da
Câmara de Deputados e do Senado Federal, ao Ministro da Educação, Ã
presidência da CAPES, ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ã
presidência do CNPq, à presidência do CONFAP e à presidência da FINEP, entre
outras autoridades.
Na segunda moção (neste link), proposta pela Divisão de Ensino de QuÃmica da
SBQ referindo-se à Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 2019,
que altera a Resolução 02/2015 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os
cursos de Formação de Professores para a Escola Básica, a SBQ:
"(a) Apela ao Conselho Nacional de Educação e suas Câmaras de Educação Básica
e de Ensino Superior, ao Ministério da Educação e suas Secretarias de Educação
Básica e Superior, à Comissão de Educação do Senado Federal e à Comissão de
Educação da Câmara dos Deputados para que seja prorrogado o prazo para a
materialização das alterações requeridas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de
dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base
Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica por um
prazo suficiente e adequado para que se possibilite sua ampla e aprofundada
discussão.
(b) Manifesta, ainda, a necessidade de se rediscutir amplamente também a
Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, que a complementa, e propõe
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da
Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de
Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada)".
Fonte: SBQ
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