10/02/2022
Presidência da CAPES responde moção aprovada pela Assembleia Geral Ordinária da SBQ de 2021
Conforme foi divulgado neste Boletim em 02/12/21 (BESBQ nº 1488), durante a Assembleia Geral Ordinária da SBQ de 2021 foi aprovada uma moção em defesa da pós-graduação e do processo de avaliação da CAPES, na qual se apelava "às autoridades nacionais e estaduais para que ajam em defesa da autonomia da CAPES e de seu sistema de avaliação dos programas de pós-graduação (PPG).
Que ajam em defesa da recomposição do orçamento da CAPES e do reajuste das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, visando minimamente a recomposição das perdas acumuladas pela inflação do perÃodo de 2013-2021. A SBQ entende que tais defesas são essenciais ao fortalecimento da pós-graduação brasileira e, portanto, da ciência nacional e das atividades de pesquisa cientÃfica desenvolvidas no Brasil. Afinal, não há soberania e independência tecnológica sem um sistema forte de pós-graduação".
Recentemente, no dia 3 de fevereiro, a SBQ recebeu ofÃcio em resposta da presidente da CAPES, Cláudia Mansani Queda de Toledo, a esta moção. No ofÃcio, a presidente afirma que não houve redução do número de bolsas, tendo sido mantido o mesmo nÃvel de investimento, com redistribuição das bolsas entre os programas de pós-graduação. Afirma ainda que a CAPES tem envidado esforços para cumprir o novo calendário da Avaliação Quadrienal 2027-2020 e que o reajuste das bolsas é pauta prioritária para a fundação.
Cópia do ofÃcio da presidência da CAPES pode ser baixada neste link.
Fonte: SBQ
|