26/05/2022
Homenageados com a Medalha Simão Mathias registram pronunciamentos em vÃdeo
|
Em 2022, como anteriormente divulgado neste Boletim Eletrônico, a diretoria e o conselho consultivo da SBQ decidiram outorgar a Medalha Simão Mathias a 10 colegas que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da QuÃmica, em nosso paÃs:
Alzir Azevedo Batista (UFSCar)
Ana Maria da Costa Ferreira (IQ-USP)
Anita Jocelyne Marsaioli (Unicamp)
Claudio José de Araujo Mota (IQ-UFRJ)
Dorila Piló Veloso (UFMG)
Frank Herbert Quina (IQ-USP)
Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva (UFSCar)
MarÃlia Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)
Paulo Roberto Ribeiro Costa (IPPN-UFRJ)
Roberto Ribeiro da Silva (UnB)
Eles receberão as respectivas medalhas na sessão de homenagens que ocorrerá na noite de abertura da 45ª Reunião Anual da SBQ, em Maceió (31 de maio de 2022, 19:00-20:00). Como nos últimos dois anos, a reunião anual foi virtual, os homenageados com a Medalha Simão Mathias em 2020 e 2021, Mozart Neves Ramos (UFPE e IEA-USP/RP) e Maysa Furlan (IQAr-Unesp), também receberão suas medalhas nessa sessão de homenagens, que contemplará ainda a entrega de outras premiações outorgadas em 2022, bem como de algumas outras premiações de 2021 para colegas que estarão em Maceió – vide Sessão de Homenagens.
Pela primeira vez na história da SBQ, os outorgados com a Medalha Simão Mathias (edições de 2020, 2021 e 2022) registraram pronunciamentos em vÃdeo para divulgação no canal da SBQ no YouTube, onde foi criada uma playlist especÃfica desses pronunciamentos. Confira; vale a pena assistir. A Medalha Simão Mathias, a mais alta homenagem outorgada pela SBQ, foi outorgada pela primeira vez em 1997, na 20ª Reunião Anual da SBQ.
A finalização desses vÃdeos foi possÃvel graças a patrocÃnio recebido da empresa Accert QuÃmica e Biotecnologia.
Sociedada Brasileira de QuÃmica
|