.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1512

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



23/06/2022



Aécio Pereira Chagas


O Professor Aécio Pereira Chagas era uma pessoa cujo prazer principal era a leitura e o conhecimento de todos os tipos. Dizia ele, que em outra encarnação deveria ter sido algum habitante do deserto, detestava o frio e tudo que vinha do mar, especialmente peixe. Também não gostava da montanha, adorava a cidade de São Paulo, principalmente a "selva de pedra". Seus passeios à capital do Estado, assim como ao centro de Campinas, cidade que adotou para morar, cumpriam sempre o mesmo roteiro, "ritual" por assim dizer: carro sempre no mesmo estacionamento, cafezinho também no mesmo lugar e uma visita a uma loja de eletrônica e ferramentas, uma livraria ou biblioteca. Aliás, a biblioteca era seu lugar favorito, qualquer que fosse a Universidade que estivesse visitando, e também na Unicamp. Tinha um prazer muito grande pela leitura e o conhecimento, o que lhe conferia uma sabedoria impar em relação à literatura. Compartilhei com ele, por 30 anos, a mesma sala e o mesmo laboratório no IQ- Unicamp, não raras vezes quando qualquer pessoa precisava de informações sobre assuntos da "biblioteca" ele logo informava o autor do livro, onde o livro se encontrava na biblioteca e até o capítulo do assunto de interesse. O Aécio era muito cortês, generoso, calmo e paciente com todos. É bem provável que ninguém o tenha visto elevar a voz em qualquer discussão, era muito ponderado e estava sempre disposto a ajudar pessoas e entidades. Geralmente ministrava aulas de Termodinâmica e História da Química (Ciência), mas era esta última a que mais gostava de ensinar. Sobre a dificuldade dos alunos em aprender Termodinâmica ele era enfático "a dificuldade é porque o Professor não sabe bem o assunto". Isso é um pouco do que conheci do Professor Aécio, para nós, "Aécio", "Tio" e mais ultimamente, "Vô". Vamos sentir saudades suas, Aécio.

Por: José Alencar Simoni



Aécio Pereira Chagas e a SBQ

O Professor Aécio prestou relevantes serviços à SBQ. Logo após a fundação, foi um dos primeiros associados (nº 120), ainda em 1977. Foi membro do conselho consultivo da SBQ nas gestões 1982-1984 e 1986-1988. No período em que Química Nova foi coeditada com a Editora da Unicamp, janeiro de 1985 a janeiro de 1989, foi um dos editores associados da revista. Posteriormente, no período 1993-1996, foi coordenador editorial da SBQ, quando teve papel fundamental na organização da tabela periódica da SBQ, por ele intitulada de Classificação Periódica dos Elementos. Lançada em 1995, então com 109 elementos, esta tabela periódica continua sendo publicada, após sucessivas atualizações, e pode ser adquirida online na página web da SBQ. Mais recentemente, o Professor Aécio participou da tradução do Livro Verde da IUPAC, responsabilizando-se pelas seções 2.9 (Termodinâmica Estatística) e 2.11 (Termodinâmica Química). Além de prestativo, era um colega muito lido e agradável, sempre pronto a discutir com profundidade questões de história e filosofia da Química, bem como questões conceituais. São muitas as boas lembranças!

Por: Romeu C. Rocha Filho (UFSCar)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299