.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1525

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/09/2022



In memorian – Carol Hollingworth Collins (21/03/1931 - 18/09/2022)


A Professora Carol nasceu em 21/03/1931, em Lowell, Massachussets (EUA), fez seu bacharelado em Química na Faculdade de Bates, Estado do Maine e doutorou-se na Universidade Iowa State, com tese na área de Físico-Química Orgânica. O seu primeiro trabalho publicado versou sobre a aplicação da recém descrita cromatografia gás-líquido, com equipamento construído no laboratório de seu grupo de pesquisa. Ela realizou seu pós doutorado na Universidade de Wisconsin, também em Físico-Química Orgânica e, novamente utilizando cromatografia gasosa como ferramenta de identificação e quantificação. No Brookhaven National Laboratory, onde realizou estudos na área da Química de Radiação, a cromatografia gasosa foi a ferramenta mais importante. Na Bélgica, a Professora Carol investigou resultados relacionados à Química dos Átomos Quentes, com destaque para trabalhos envolvendo o elemento cromo, aplicando a cromatografia líquido-sólido e de troca iônica em coluna simples. Estas últimas pesquisas foram realizadas com a bolsa "Marie Curie", da Associação Americana de Mulheres Universitárias. Teve projetos realizados na Bélgica, em Nova York (no Western New York Nuclear Research Center, na State University of New York at Buffalo) e, durante três anos, na Ásia Sudeste (Taiwan, Filipinas e Indonésia). Após um período trabalhando em pesquisas na área de Medicina Nuclear, chegou ao Brasil, em julho de 1974. com seu esposo inseparável, Kenneth E. Collins, para participarem como professores e orientadores no novo programa de pós-graduação do Instituto de Química da recém-criada Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em uma de suas conversas, a Professora Carol disse que seu orientador de doutorado, Prof. George Hammond, em 1973, disse a eles: "vocês vão adorar o Brasil". E o comentário dela depois de contar este fato foi: "e ele foi certo"! O casal Collins, como eram carinhosamente conhecidos, gostaram muito do Brasil, suas comidas, cultura, clima e decidiram se naturalizarem brasileiros. Ambos adoravam caipirinha feita com cachaça e Carol criou o hábito de tomar uma caipirinha toda noite, inclusive na véspera de seu falecimento.

A primeira disciplina que a Profa. Carol ministrou no Brasil foi "Métodos de Separação", a qual continuou ministrando até o final da sua atuação como Professora Colaboradora na Unicamp. A falta de um livro texto abrangente para graduação e pós graduação nesta área a induziu a coordenar a edição do livro "Introdução à Métodos Cromatográficos" (1° impressão em 1987), seguido pelo "Fundamentos de Cromatografia" (1° impressão em 2006).

A sua primeira linha de pesquisa na Unicamp deu ênfase à Química Radioanalítica, para a qual o IQ possuía instrumentação. Com a aquisição de equipamentos para a cromatografia gasosa e líquida, a sua ênfase mudou para técnicas cromatográficas. Suas principais pesquisas foram direcionadas à preparação de fases estacionárias com propriedades diferenciadas das fases estacionárias comerciais. A sua atuação em Métodos de Separação foi tão intensa, que se tornou uma referência nacional em cromatografia. Era muito comum, em congressos nacionais presenciar o entusiasmo e admiração dos jovens estudantes de química quando tiravam fotos ao lado da Professora Carol e obtinham dedicatória em seus livros de cromatografia. Ela sempre atendia a estes pedidos com um sorriso e grande satisfação.

Muito correta e dedicada em tudo que assumia, era extremamente pontual e conhecida por seu rigor científico. Mostrava em sua forma de atuar os requisitos necessários para ser um profissional de respeito: organização, honestidade, seriedade, perseverança e dedicação. Tinha uma vitalidade invejável e uma memória infalível, sendo exemplo para muitos. Por trás da face exigente havia uma pessoa dócil e generosa, que fazia seu trabalho com muito amor e entusiasmo. Uma de suas maiores alegrias era reunir seus alunos, atuais e ex, nos eventos que o grupo participava. Todos tinham que reservar uma noite para o jantar comemorativo dos Collins durante os congressos. Era nítido o quanto ela preservava a união e companheirismo do seu grupo.

Uma característica marcante da Professora Carol era sua capacidade de se atualizar com a literatura científica. Assinante das principais revistas científicas do mundo, era comum ver a Professora no xérox fazendo cópias de artigos recentes, não só de sua área, mas também de outras áreas e colocá-las nas caixas de correspondência dos docentes que atuavam no tema do artigo. Portanto, estava sempre atenta às pesquisas desenvolvidas no IQ/Unicamp e fazia questão de auxiliar a todos.

Por aproximadamente 15 anos a Professora Carol atuou como Assistente Editorial do IQ/Unicamp, com a função de auxiliar todo o corpo docente na revisão da língua inglesa nos trabalhos submetidos à publicação (cerca de 400 textos por ano). Além das correções dos erros de inglês ela fazia uma revisão crítica do artigo, contribuindo com inúmeras sugestões para melhorar a redação do texto, com canetas de 3 cores de diferentes, cada cor com sua função: correção, comentários e sugestões. Mesmo quando assumiu as correções dos artigos no IQ, não tendo mais obrigação de ministrar aulas, a Profa. Carol fazia questão e ficava aborrecida se não permitissem que ela desse pelo menos algumas aulas na pós-graduação na disciplina de Métodos de Separação. Ela era uma autêntica mestra, com humildade e receptividade enorme, deixando as pessoas sempre à vontade para esclarecerem suas dúvidas mais simples ou mais complexas, a cerca de qualquer assunto.

Ao longo de sua carreira científica, suas contribuições foram merecidamente reconhecidas através de diversas premiações destacando-se o "Marie Curie Award", da American Association of University Women e a "Medalha Simão Mathias" da SBQ.

A Professora Carol foi a primeira diretora da Divisão de Química Analítica da SBQ e liderou sua criação e consolidação. Ela tinha um orgulho imenso de dizer que havia participado de todas as edições dos Encontros Nacionais de Química Analítica até 2016. Pela sua destacada atuação, o seu nome foi reconhecido na Medalha Carol Collins desde a edição de 2018, entregue a cada ENQA, uma iniciativa que visa homenagear um(a) pesquisador(a) com grande contribuição para a Química Analítica Brasileira. É uma honraria de grande reconhecimento. A Professora Carol também era Membro titular da Acadêmica Brasileira de Ciências, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo e recebeu o título de Professora Emérita da Unicamp em 2012, um reconhecimento a sua contribuição ao IQ, a Unicamp e a Ciência em nosso país e no exterior, além de ser Pesquisadora Emérita do CNPq.

A vida de qualquer pessoa é o resultado de um conjunto de experiências e influências. As contribuições da Profa. Carol, na formação de recursos humanos, na consolidação e desenvolvimento do IQ, na projeção da Unicamp e para Química no Brasil e no exterior são imensuráveis. Feliz quem teve o privilégio de desfrutar do conhecimento, alegria e entusiasmo juvenil da Professora Carol. Ela permanecerá para sempre em nossos corações, nos corredores do Instituto de Química e em todo nosso país. Sua partida foi uma perda enorme, mas seu legado foi gigante, como ela, e ficará para muitas gerações.

A Professora Carol será eternizada pelo conjunto de sua obra, profissionalismo e ética com que construiu sua brilhante história.

Carla B. G. Bottoli e Isabel C. S. F. Jardim








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299