.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1525

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/09/2022



JP Conecta
Síndrome de Burnout aumenta na pós-graduação


Psiquiatra fala sobre como prevenir, identificar e ajudar pessoas em grande estresse ligado ao trabalho

A pandemia afetou a saúde mental de muitos brasileiros. Ansiedade, Depressão e Síndrome do Burnout são algumas das maiores queixas dos pacientes que chegam aos consultórios de psiquiatria, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Uma pesquisa da ABP, apontou que 59% de seus psicólogos associados tiveram um aumento de mais de 20% em atendimentos durante a pandemia. E 69,3% desses pacientes já tinham recebido alta anteriormente e retornaram ao acompanhamento.

Uma pesquisa da Vital Strategies e da Universidade Federal de Pelotas, mostrou que o número de jovens adultos (18 a 24) que dizem ter sido diagnosticados com depressão subiu de 7,7% antes da pandemia para 14,8% em 2022.

"O Burnout não é um diagnóstico psiquiátrico. É uma síndrome psicológica, que vai ocorrer em resposta a uma exposição crônica aos estressores do trabalho", afirma o psiquiatra Daniel Augusto Mori Gagliotti, pesquisador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, onde estuda saúde mental no ambiente de residência médica. "Isso pode levar a uma ampla gama de sintomas e à maior vulnerabilidade ao adoecimento psíquico."

Ele explica que no contexto da pós-graduação (residência), os índices de burnout aumentam substancialmente a partir do quarto mês de curso, caem um pouco ao término do primeiro ano, e voltam a subir no 14º mês. "Há uma característica cíclica do burnout na pós-graduação", destaca. "Os principais sintomas são fadiga crônica, distanciamento afetivo e sensação de falta de eficácia no trabalho."

Gagliotti foi o convidado do primeiro JP Conecta – podcast promovido pelo Comitê Jovens Pesquisadores SBQ – sobre saúde mental. Serão quatro episódios até o final do ano, com o objetivo de trazer informações que ajudem estudantes, pesquisadores e professores a lidar com esse problema dentro das faculdades de química.

O professor Rodolfo Fiorot (UFF), co-responsável por boletins e podcasts do JP-SBQ estará se revezando na moderação desta série temática com a professora Juliana Thomas (UFRGS).

Segundo ele, o tema é uma preocupação do JP-SBQ, pois afeta fortemente os estudantes de graduação e pós. "Esperamos com esses podcasts poder contribuir para a melhor qualidade de vida e de trabalho para os nossos químicos e químicas", assinala.

No episódio, disponível neste link, Gagliotti fala sobre como o burnout pode evoluir para quadros de depressão e ansiedade, ferramentas para a prevenção, e como é possível ajudar colegas nessa situação.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299