06/10/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Elisama Vieira dos Santos, professora e pesquisadora da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN. Doutora em QuÃmica (UFRN/UCLM-Espanha/2015). Desde 2016 está na UFRN atuando no curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia, no PPGEQ e PPGCEP. Pesquisadora PQ 2. Participa como pesquisadora no Laboratório de EletroquÃmica Ambiental e Aplicada (LEAA), atua principalmente na área de EletroquÃmica investigando: Desenvolvimento e aplicação de processos eletroquÃmicos para tratamento de água e solos contaminados, produção de oxidantes e valorização de resÃduos para produção de compostos orgânicos de alto valor agregado e a produção de energia limpa, destacando a produção de hidrogênio verde.
|
Nome: Elisama Vieira dos Santos
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos
Onde faz ciência: Laboratório de EletroquÃmica Ambiental aplicada - UFRN
Um(a) cientista: Marie Curie
Uma molécula/reação: EletrossÃntese de oxidantes
Maior conquista na carreira até o momento: Receber o prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-Unesco-ABC e EletroquÃmica Ambiental pela Sociedade Internacional de EletroquÃmica.
Maior desafio na carreira: Conciliar a vida profissional e maternidade.
Onde quer chegar: Que o grupo de pesquisa tenha o reconhecimento internacional e ver os alunos conquistando seus sonhos.
O que não pode faltar no laboratório: Inspiração, Trabalho em equipe, Criatividade, Empatia.
Congresso que mais frequenta: ISE (International Society of Eletrochemistry) e SIBEE (Simpósio Brasileiro de EletroquÃmica e EletroanalÃtica)
Nas horas vagas: Curtir a famÃlia, viajar e conhecer novas culturas e sabores, ler livros, ir à praia.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): ---
Relação com a SBQ: Sócia e Secretaria da Regional do Rio Grande do Norte
Uma frase: “O caminho para o progresso não é rápido nem fácil” (Marie Curie).
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|