.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1527

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/10/2022



Prêmio Nobel de Química - 2022


"This is a fantastic prize, to a fantastic discover… They have been working on methods to try to connect molecules, connect building blocks." As entusiasmadas palavras do professor Olof Ramström, membro do comitê da Fundação Nobel para a química, aos ganhadores conjuntos do prêmio do ano 2022, refletem a enorme importância do desenvolvimento da química denominada click e de sua variante bio-ortogonal aplicada às biomoléculas e organismos vivos. K. Barry Sharpless, que recebe seu segundo prêmio Nobel na mesma área – química (antes apenas Marie Curie – química e física, Linus Pauling – química e paz, John Bardeen – física 2 vezes, e Frederick Sanger – química 2 vezes, foram duplamente agraciados), foi agraciado por ter apresentado, no início do século XXI, o conceito da Click Chemistry: reações simples, modulares, amplas no escopo, confiáveis e reprodutivas, que ocorrem rapidamente e em altos rendimentos, preferencialmente sem a formação de resíduos e produtos indesejáveis. Morten Meldal foi agraciado por ter desenvolvido, ao mesmo tempo que Sharpless mas de modo independente, a "joia da coroa" das reações do tipo click: a reação de cicloadição azida-alcino mediada por cobre, conhecida pela sigla CuAAC. Essa elegante, simples e eficiente reação química, tamanho seu sucesso, é muitas vezes confundida com a própria Click Chemistry, sendo hoje largamente empregada nas mais diversas áreas da química, na pesquisa farmacêutica, e nas áreas de engenharia e de materiais. Por fim, Carolyn R. Bertozzi levou a Click Chemistry a outro patamar de sofisticação. Com o intuito de mapear biomoléculas na superfície das células, ela desenvolveu reações do tipo click que ocorrem dentro de organismos vivos, sem comprometer seu funcionamento. Essa estratégia bio-ortogonal é agora utilizada para explorar células e processos biológicos, permitindo avanços na área de desenvolvimento de drogas e de diagnósticos mais eficazes.

O desenvolvimento e aplicação destas reações é muito amplo: síntese de novos fármacos, novos materiais, nanoestruturas, polímeros, dispositivos etc. A eficiência e simplicidade dessa nova forma de fazer química é comparada ao brinquedo/jogo Lego: peças que se conectam com a arquitetura desejada, e que podem se transformar nos mais variados objetos, desde os criados pela livre imaginação das crianças às mais sofisticadas peças feitas por artistas e arquitetos.

Carolyn R. Bertozzi (1966, USA), é. PhD (1993) pela UC Berkeley (CA, USA). É Professora da Stanford University (USA).

Morten Meldal (1954, Dinamarca) é PhD (1986) pela Technical University of Denmark (Lyngby, Dinmarca). É Professor da University of Copenhagen (Dinamarca).

K. Barry Sharpless (1941, USA), é PhD (1968) pela Stanford University (CA, USA). É Professor no Scripps Research (La Jolla, USA). Recebeu junto com Ryoji Noyori e Wiliam Standish Knowles o prêmio Nobel de Química em 2001.

Por Maurício Moraes Víctor (UFBA)


Fonte: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2022/summary/








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299