01/12/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Cláudia Quintino da Rocha, professora e pesquisadora do Departamento QuÃmica da Universidade Universidade Federal do Maranhão. Licenciada e Bacharel em QuÃmica pelo UNIPAM, mestre pela UNIFAL e Doutora em QuÃmica Orgânica pelo Instituto de QuÃmica de Araraquara com perÃodo sanduiche na Univesité de Genève (Suiça). Pós-doutorado pelo Instituto de Biociência do Campus do Litoral Paulista e pela Univesité de Genève. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em QuÃmica da UFMA e desenvolve pesquisas em QuÃmica de Produtos Naturais, com foco no estudo quÃmico e biológico de espécies vegetais da flora brasileira.
|
Nome: Cláudia Quintino da Rocha
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 6 anos
Onde faz ciência: Laboratório de QuÃmica de Produtos Naturais (LQPN)-UFMA
Um(a) cientista: Johanna Döbereiner
Uma molécula/reação: Brachydin B
Maior conquista na carreira até o momento: Receber o Prêmio “Otto Richard Gottlieb”, na categoria “Jovem talento”, da Divisão de QuÃmica de Produtos Naturais (QPN) da SBQ
Maior desafio na carreira: Vencer as assimetrias e restrições de recursos para a ciência no Brasil e consolidar um grupo de pesquisa em QuÃmica de Produtos Naturais na UFMA.
Onde quer chegar: Formar muitos profissionais de qualidade e inspirar novas gerações, sobretudo de meninas cientistas.
O que não pode faltar no laboratório: Pessoas trabalhadoras, unidas e curiosas.
Congresso que mais frequenta: Brazilian Conference on Natural Product (BCNP)
Nas horas vagas...: Assistir séries e estar com a famÃlia.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): 1984 (George Orwell)
Relação com a SBQ: Sócia desde a pós-graduação.
Uma frase: Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade. (Marie Curie)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|