19/01/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Joyce Kelly da Silva, professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Bacharel em QuÃmica, Mestre e Doutora em QuÃmica orgânica pela Universidade Federal do Pará. Pós-doutorado no Departamento de QuÃmica da Universidade do Alabama in Huntsville (EUA). Atualmente é consultora cientÃfica do Aromatic Plant Research Center (EUA) e desenvolve pesquisas em QuÃmica de Produtos Naturais, como foco em estudo quÃmico e atividade biológica de óleos essenciais e frutos da Amazônia, compostos voláteis produzidos por plantas e microrganismos durante as interações ecológicas e biologia molecular de plantas.
|
Nome: Joyce Kelly do Rosário da Silva
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 12 anos
Onde faz ciência:
Grupo de pesquisa Bioprospecção e Inovação tecnológica de Produtos Naturais da Amazônia na Universidade Federal do Pará
Um(a) cientista: Marie Curie
Uma molécula/reação: 1-nitro-2-feniletano
Maior conquista na carreira até o momento: Receber o prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-Unesco-ABC e titulação como Membro Afiliada da ABC.
Maior desafio na carreira: Fazer pesquisa de qualidade na região Amazônica apesar dos baixos investimentos das agências de fomento.
Onde quer chegar: Oferecer mais oportunidades e incentivar mais pesquisadoras da região Norte a alcançar voos mais altos.
O que não pode faltar no laboratório: Paciência, perseverança, criatividade, auxÃlio financeiro, amizade e muito café.
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Nas horas vagas...: Gosto de estar com a minha famÃlia e amigos, viajar e ouvir música.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O bem Viver: uma Oportunidade para imaginar outros mundos - Alberto Acosta
Relação com a SBQ: Sócia desde a graduação e participação em várias reuniões anuais.
Uma frase: “Não serei livre enquanto alguma mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.” - Audre Lorde.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|