02/02/2023
Escale-se Summit: programa conecta startups focadas em sustentabilidade e indústrias
Iniciativa visa evidenciar e acelerar startups voltadas à sustentabilidade diminuindo a distância do mercado até as indústrias.
O desenvolvimento tecnológico deve vir atrelado ao desenvolvimento sustentável. A inovação é uma forte ferramenta na otimização de processos já existentes e no desenvolvimento de novas soluções, pensando na sustentabilidade em seus processos. A preocupação com o meio ambiente é observada nos líderes mundiais, que se reuniram na conferência de mudança climática da ONU (COP26), nos pesquisadores das grandes universidades, que realizam congressos e simpósios focados em sustentabilidade, e em grandes empresas que estão investindo cada vez mais em inovações tecnológicas de base sustentável.
O Escale-se Summit surge como uma oportunidade que promove a inovação vinculada à sustentabilidade. Focado em tecnologias que tenham impacto sustentável com provas de conceito laboratorial (POCs) finalizadas, este programa de inovação é fruto da parceria entre o Movimento Química Pós 2022 da SBQ e o Escalab, ligado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Midas), em conjunto com o CIT Senai e com aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Em sua segunda edição, a marca Escale-se traz parcerias estratégicas com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), com a Alcance Innovation Consulting e com a C&W - Consultoria em Gestão Operacional, que oferecerão benefícios exclusivos para as equipes finalistas. Enquanto o BHTec oferecerá consultorias e auxílios em uma espécie de pós aceleração, a Alcance dará consultorias em suporte jurídico e a C&W consultorias em modelagem de processos organizacionais para as equipes selecionadas.
Assim, o Summit pretende incubar, acelerar e escalonar tecnologias de base sustentável.
O programa consiste em quatro etapas, sendo elas, as fases de: inscrição, diagnóstico, aceleração e escalonamento. A etapa de inscrição está em andamento e até o fim de março, os selecionados serão anunciados. Já na fase de diagnóstico, serão construídos modelos de negócios, diagnósticos e o plano de trabalho de cada equipe. Na terceira etapa do programa, as equipes terão até 6 meses para validar seu modelo de negócios e planejar o escalonamento de sua tecnologia. Finalmente, na última etapa, serão aportados R $100.000,00 em até 3 equipes distintas para o escalonamento da tecnologia desenvolvida e preparação para sua inserção no mercado.
Além de 5 desafios focados em resolver questões globais de sustentabilidade, temos 2 desafios industriais ligados às empresas patrocinadoras do Summit. O desafio Granioter: Materiais Avançados para sustentabilidade e o desafio Supergasbras: Produção de biopropano e biobutano.
As inscrições para o Escale-se Summit estão abertas, e irão até o dia 24/02/2023. Você pode se inscrever aqui. Para mais detalhes, acesse o edital do programa e o nosso site.
Informações:
Jorge Filipe - Analista de Comunicação Escalab
jorge.filipe@escalab.com.br
(31) 99310-3249
escalab.com.br | @escalab_cet
Institucional
Escalab
Criado em novembro de 2018, o Escalab nasceu com a missão de conectar o ecossistema de inovação, viabilizando a inserção de tecnologias da academia e da indústria no mercado. A organização conta com metodologia própria que vai desde mapeamento tecnológico, passando pelo Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) até as Provas de Conceito (POC’s), com o objetivo de encontrar as melhores rotas na criação e na otimização de um produto ou solução.
Possui estrutura de laboratório-empresa que compreende profissionais capacitados, alunos de graduação, mestres, doutores e professores universitários distribuídos nos setores: Comercial, Comunicação, Escalonamento, Gestão, Negócios, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Environmental, Social and Governance (ESG), Projetos, Recursos Humanos e Viabilidade. Além de contar com a rede INCT Midas que possui 37 pesquisadores espalhados pelo país, o Escalab também é integrado pela Rede Candonga, que possui 35 pesquisadores focados em solucionar desafios do ramo da mineração.
O Escalab também é capaz de executar programas de inovação aberta, que colocam pesquisadores frente aos problemas de alguma indústria e os capacita para chegar ao mercado. Nessas oportunidades, são lançados editais e selecionadas equipes ou startups que irão desenvolver, acompanhados pela infraestrutura e equipe do Escalab, suas tecnologias para a solução de algum desafio enfrentado pela indústria ou pela sociedade. Já são notórios os resultados alcançados em parceria com multinacionais como Nexa Resources, RHI Magnesita e Samarco.
Movimento Química Pós 2022 - SBQ
A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é a principal sociedade de química do país, tendo como objetivos o desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, a divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Em 2022, a SBQ lançou o Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, com o objetivo de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabil idade e a soberania do Brasil. Uma das frentes do movimento é o “Plano de Ação para um Brasil Sustentável e Soberano”, que está estipulando ações bem definidas, de curto, médio e longo prazo. A conexão indústria-universidade, visando promover a transferência de tecnologias sustentáveis para o mercado, é uma das frentes de ação do plano.
Fonte: Jorge Filipe de Souza Santos (Escalab - UFMG)
|